icon-plus
(In)versões na Paisagem, de Dirceu Maués
Postado em 21/04/2017 - 4:39
seLecTs
Dicas da semana (19/4) selecionadas pela redação
Ana Abril e Luana Fortes

CAMPINAS
HERCULE FLORENCE
Festival Hercule Florence, até 23/4, Instituto de Artes da Unicamp e Estação Cultura, Rua Elis Regina, 50 | www.festivalherculeflorence.com.br
Campinas se torna cidade da fotografia graças ao Festival Hercule Florence, dedicado à arte do clique. Com o tema Febre, o evento divide-se em dois eixos curatoriais: Fotografia de Rua e Imagem Mágica. Com isso, discute-se os espaços ocupados pela fotografia na contemporaneidade e a persistência das técnicas retrospectivas na construção da imagem. O festival reúne importantes nomes da fotografia de Campinas e do Brasil, como Miguel Chikaoka, Dirceu Maués, Cássio Vasconcelos e Fabiana Bruno. Os workshops, exposições, fóruns, mesas de discussão, performances, intervenções urbanas, lançamentos editoriais e grupos de trabalho coletivo acontecem até 23/4.

EAV Parque Lage (Foto: Reprodução)
EAV Parque Lage (Foto: Reprodução)

RIO DE JANEIRO
SEMINÁRIO
A Tropicalização do Norte, de 24/4 até 28/4, EAV Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414 | eavparquelage.rj.gov.br
A tropicalização do norte é o tema do seminário organizado pela EAV Parque Lage. Durante a semana de 24 a 28 de abril, acontecem palestras abertas ao público, com conhecidos artistas brasileiros. A programação conta com palestras de Iole de Freitas, Anna Maria Maiolino, Dias & Riedweg, além de sessões de filmes de Andreas Valentin e Gabriel Mascaro. Para finalizar a semana, ainda, Fernando Peres apresenta, na noite de sexta-feira, o bar-exposição-performance Lesbian Bar. A iniciativa integra o programa, realizado em parceria com o Instituto Goethe, que contemplará dois alunos com bolsas-viagem para a Documenta 14 e busca estimular trabalhos que estabeleçam relações entre os trópicos e a mostra de arte de Kassel.

Fotograma de Casablanca, dirigido por (Foto: 70 Years Since The Casablanca World Premiere Casablanca)
Fotograma de Casablanca, dirigido por Michael Curtiz (Foto: 70 Years Since The Casablanca World Premiere)

SÃO PAULO
O UNIVERSO DO CINEMA CLÁSSICO
Atividades paralelas à mostra Ícones de Hollywood  Fotografias da Fundação John Kobal, até 30/4, Espaço Cultural Porto Seguro, Alameda Barão de Piracicaba, 610 | www.espacoculturalportoseguro.com.br
Os últimos 10 dias da exposição Ícones de Hollywood estão repletos de atividades sobre o mundo do cinema e da fotografia. De 27/4 a 29/4, acontece uma mostra que reúne clássicos do cinema como A Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock, e Bonequinha de luxo, de Blake Edwards. Também há workshop de fotografia com Bob Sousa, especialista em retratos cênicos, em 25 e 26/4. Cinema e gastronomia se juntam graças à chef Isadora Becker que, em 29/4, executará uma receita numa cozinha profissional, promoverá uma roda de conversa com degustação e, na sequência, uma visita guiada pela exposição.

Trabalho de Arnaldo de Melo (Foto: Divulgação)
Trabalho de Arnaldo de Melo (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
EXPOSIÇÕES NA SÉ GALERIA
Arnaldo de Melo e Traplev, até 3/6, Sé Galeria, Rua Roberto Simonsen, 108 | www.segaleria.com.br
Após três décadas guardadas, 27 pinturas realizadas pelo artista Arnaldo de Melo durante sua estadia na Berlim ocidental do final dos anos 80 são expostas na Sé Galeria. Com curadoria de Tereza de Arruda, os trabalhos realizados em suportes do cotidiano, como jornais, se inclinam sobre a Arte Povera. A Sé Galeria também recebe, até 3/6, a segunda exposição de Traplev no espaço. Os trabalhos de Traplev são inéditos e lidam com o contexto sócio-político do Brasil. A curadoria é de Fernando Ticoulat.

Fotograma de vídeo de Nelson Felix (Foto: Guilherme Begué e Cristiano Burlan)
Fotograma de vídeo de Nelson Felix (Foto: Guilherme Begué e Cristiano Burlan)

RIO DE JANEIRO
TENSIONAR
Trilha Para 2 Lugares e Trilha Para 2 Lugares, de Nelson Felix,  até 4/6, MAM Rio, Av. Infante Dom Henrique, 85 | www.mamrio.org.br
A exposição apresenta a quarta e última parte da série O Método Poético para Descontrole de Localidade, de Nelson Felix, iniciada em 1984. O trabalho parte de sua vivência nas cidades de Citera, ilha na Grécia, e Santa Rosa, na Argentina, e segue para se relacionar com o próprio espaço do museu. Atravessando o espaço do MAM, um cabo de aço extremamente tensionado emite sons particulares. Ao mesmo tempo, três vídeos que registram a vivência do artista nessas cidades são exibidos em uma sala escura. Caixas de som reproduzem o som emitido pelo cabo, que se soma ao som ambiente de cada vídeo. Assim, a palavra trilha, que se repete no título da mostra, diz respeito tanto ao sentido de percurso, quanto ao de trilha sonora.

Bispando (Foto: Cortesia Karin Schneider e SOLO SHOWS)
Bispando (Foto: Cortesia Karin Schneider e Solo Shows)

SÃO PAULO
EXPERIÊNCIA
Karin Schneider: Bispando, até 6/5, Solo Shows, Rua Major Sertório, 557, Ap. 3A | www.solo-shows.com
Karin Schneider é uma das participantes do Ateliê Gaia, do Pólo Experimental de Convivência, Educação e Cultura do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, onde se encontra o Museu Bispo do Rosário. Trata-se de um lugar de convivência não só entre artistas, mas também entre oficineiros, enfermeiros, psiquiatras, curadores, funcionários e visitantes. Essa experiência revela-se em um conjunto de trabalhos de arte, agora exibidos na exposição Karin Schneider: Bispando. O título da mostra, além de uma clara referência ao Bispo do Rosário, também trata do verbo bispar, que pode aludir a ensinar, fugir, escapar, avistar, entrever, além de surrupiar ou roubar.

Trabalho de Sandra Gamarra (Foto: Divulgação)
Trabalho de Sandra Gamarra (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
ARTE CONCEITUAL
Acordo de Confiança, de 28/4 até 09/7, Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94 | www.prefeitura.sp.gov.br
A mostra de arte conceitual Acordo de Confiança abre discussões sobre o papel do artista, o status da obra de arte e o funcionamento do mercado e das instituições, sendo a primeira exposição do ano da Biblioteca Mário de Andrade sob direção de Charles Cosac. Além de trabalhos de artistas, como Nelson Leirner, Sandra Gamarra, Robert Barry e Ian Wilson, a exposição também reúne documentos e publicações que divergem sobre as diferentes relações dentro do universo das artes visuais. Com curadoria de Jacopo Visconti e co-curadoria de Olivia Ardui, a exposição reúne 30 peças de 21 artistas.

Oficina Cultural Oswald de Andrade (Foto: Divulgação)
Oficina Cultural Oswald de Andrade (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
ARTE LATINO-AMERICANA
Lastro – Intercâmbios Livres em Artes, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Rua Três Rios, 363 | http://www.oficinasculturais.org.br
Com o objetivo de disseminar o cenário cultural dos países da América Latina, Beatriz Lemos criou Lastro – Intercâmbios livres em artes. O projeto reúne uma programação diversa, destacando-se o curso 10 Anos de Lastro na América Latina, até 4/7; o Acervo Lastro, que disponibiliza ao público mais de 300 publicações até abril de 2018; o grupo de estudos Estação de Trabalho, orientado por Lemos, que acontece até 13/7; a oficina Construção de Mobiliário, com Chico Torgni, até 31/5; e a atividade Corpus Magnus – reflexões em torno do corpo performático latino-americano, conduzido pelo artista colombiano Carlos Monroy, de 8/5 até 7/6. As inscrições podem ser feitas pela internet.