“Não deixa de ser curioso observar que tudo se passa como se, das três grandes ideias transcendentais segundo Kant, a saber, Deus, a Alma e o Mundo (objetos respectivamente da teologia, da psicologia e da cosmologia), estivéssemos assistindo a derrocada da última ideia, visto que Deus morreu entre os séculos XVIII e XIX, a Alma um pouco mais tarde (seu avatar semi-empírico, o Homem, talvez tenha resistido até meados do século XX), restando portanto o Mundo como o último e vacilante bastião da metafísica.
A história humana já conheceu várias crises, mas a assim chamada “civilização global”, nome arrogante para a economia capitalista baseada na tecnologia dos combustíveis fósseis, faria mais uma ameaça, como a que está em curso. Não estamos falando apenas do aquecimento global e das mudanças climáticas.”
Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro em Há mundo por vir?
MOSTRA
Perspectivas Vila Sul
A página do Instituto Goethe está disponibilizando, por tempo limitado, conteúdos relacionados aos 22 artistas ex-participantes da residência Vila Sul, entre eles Isaac Julien, Ana Hupe e Neo Muyanga. O conteúdo, que inclui filmes, shows, espetáculos e performances, permanece no site até 20/5. Alguns trabalhos, no entanto, são exibidos por um período de apenas 24h, como a instalação audiovisual de Annika Kahrs, que ficará disponível entre 14 e 15/5. Confira a programação completa aqui.
INSTITUIÇÃO
34ª Bienal de São Paulo
A próxima edição do evento, prevista para outubro, conta com novo site no qual é possível acompanhar as notícias sobre as mostras coletivas e individuais, além de textos inéditos sobre os artistas participantes. A instituição, que ainda não divulgou todos os selecionados, também anunciou a participação de mais três artistas: Carmela Gross, Daniel de Paula e Gustavo Caboco.
DEBATE
Diálogos Instigantes
No dia 13/5, às 19h, a curadora Denise Mattar e o artista José Guedes conversam sobre a obra de Antônio Bandeira, pioneiro da abstração informal no Brasil. O debate é parte de uma série de diálogos promovidos pela galeria Almeida e Dale, como forma de manter a programação ativa durante a quarentena.
SÉRIE
Oi Futuro Agora
Em comemoração aos 15 anos da instituição, o Oi Futuro lançou no dia 11/5 uma nova série com artistas e curadores que fizeram parte da história do centro cultural. Os 16 episódios, que serão lançados semanalmente, incluem nomes como Gilberto Gil, Fernanda Montenegro, Arnaldo Antunes e Luiz Zerbini. Os vídeos propõem reflexões sobre a arte em tempos de pandemia, o uso da tecnologia e os futuros possíveis.
PODCAST
Museológicas
Como parte do programa de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, o podcast vem discutindo questões culturais, museológicas e educativas em tempos de isolamento social. No décimo primeiro episódio, os professores Hugo Menezes, Alex Vailati e Francisco Sá Barreto entrevistaram Maria Laura Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre como o contexto de pandemia irá impactar as festas populares.
TEXTOS
Tabloide
A publicação, que previa inicialmente uma tiragem de 500 cópias, acabou migrando para o digital e será publicada no site e no Instagram da plataforma Par(ent)esis. As edições podem ser baixadas gratuitamente e contarão com textos de Daniela Castro, Elilson Gomes do Nascimento, Júlia Rocha, Lívia Aquino, Luana Navarro e Marina Dúbia, artistas que borram os limites entre a escrita, a performance e a instalação. O projeto gráfico é de Pedro Franz e a coordenação editorial de Gabi Bresola e Regina Melim.
VÍDEOS
Gilbert and George Diary
O casal, que produz em conjunto desde o fim dos anos 1960, apresentará por uma semana trechos de sua rotina durante o confinamento. A operação, que trata com ironia o “novo normal”, leva adiante os trânsitos entre experiências íntimas e comentários sociais que já eram presentes nas colagens, pinturas, e performances da dupla. Os vídeos podem ser vistos no Instagram da White Cube, galeria que os representa.
INSCREVA-SE
Mostra 3M
A décima edição do projeto dedicado ao comissionamento de obras no espaço público está com chamadas abertas até 18/5. Com curadoria de Camila Bechelany, a mostra irá selecionar três projetos de artistas maiores de 18 anos que irão receber R$5 mil de cachê e R$ 30 mil para a realização de uma nova obra. O tema deste ano é Lugar comum: travessias e coletividades na cidade.
INSCREVA-SE
Bienal Sur
As chamadas para a participação desta Bienal, que surgiu na Argentina, mas acontece por toda a América Latina, foram prorrogadas até 30/6. O objetivo da edição de 2021 é mapear a multiplicidade de experiências do momento presente, propondo contranarrativas para as histórias oficiais, além de alternativas de produção, circulação e consumo da arte na atualidade.