“Se a arte ainda incorpora algum pensamento revolucionário, é porque negocia com a memória de uma série de interrupções ambíguas. Apresenta-se como o déjà-vu de uma revolução esquecida, apagada, que nunca terminou de se realizar, que se emaranha e se confunde com as estruturas sociais do capitalismo. Dessa confusão, surgem promessas de realização de um novo mundo, fundamentadas na negatividade que se espalha na violência contraditória da contemporaneidade e impossíveis de serem satisfeitas no presente. Indicam caminhos ou abrem fendas que só vão poder ser identificados retroativamente e que, nesse movimento, vão alterar as próprias coordenadas em que surgiram.”
Dora Longo Bahia em Por uma arte revolucionária independente
FESTIVAIS
Amazônia Mapping 2020 – Realidades Expandidas
Até 28/11, uma ilha amazônica virtual será o território das apresentações, performances, oficinas e projeções. Com curadoria da artista Roberta Carvalho e co-curadoria de Aíla, o FAM 2020 tem participação de Bianca Turner, VJ Suave, Uýra Sodoma, Keila Serruya Sankofa, entre outros nomes que propõem intersecções entre tecnologia, meio ambiente, questões de gênero, raça e classe.
Tarrafa Literária
Os debates e apresentações da 12ª edição do evento contam com a participação de nomes como o escritor Leonardo Padura e a jornalista Patrícia Campos Mello. Realizado tradicionalmente na cidade de Santos, o evento este ano será completamente on-line, com atividades até 30/11 – a homenageada desta edição é a escritora Maria Valéria Rezende.
EXPOSIÇÕES
Video Program XIII
Em projeto online, a curadora Mirtes Marins de Oliveira estabelece uma relação entre o vídeo A Bela e A Fera (2014), de André Parente, e o conto homônimo, de Clarice Lispector, de 1977. Esta é a 13ª edição do programa promovido pela Galeria Jaqueline Martins e que já contou com participação de Letícia Parente, Ana Mazzei, Regina Vater, entre outros.
Revoada
Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a individual de Flávia Junqueira, no Farol Santander, em São Paulo, pode ser visitada até 10/1/2021. Balões que flutuam no espaço e fotografias encenadas geram narrativas ambíguas entre o lúdico e o comentário sobre a decadência econômica e social.
ENTREVISTAS
Chilperic
A jornalista suíça Malka Gouzer está publicando periodicamente uma série de conversas com artistas, pensadores e pesquisadores. Entre os participantes do projeto, já estiveram o fotógrafo Andreas Gursky e o filósofo Achille Mbembe.
PUBLICAÇÃO
Homo Ludens – A Brasa e o Fanal
Distribuído pela Editora Reticências e organizado por Flávia Memória e Tarcísio Almeida, o livro aborda experiências de fuga através da escrita, por meio de uma linguagem poética e intimista. O projeto conta ainda com colaborações de Clébson Francisco, Érica Zingano, Flávia Memória, Jamile Cazumbá e Rebeca Carapiá.
INSCREVA-SE
Pedra e Ar
Com inscrições abertas até 29/11, o curso de verão gratuito da Escola de Artes Visuais do Parque Lage irá selecionar 12 artistas para um programa de acompanhamento com Clarissa Diniz e Ulisses Carrilho. As aulas acontecerão entre 14/12 e 26/3/2021 e o projeto conta ainda com a distribuição de três bolsas de permanência.
DEBATES
Jornada ABCA
Entre 25 e 27/11, a Associação Brasileira de Críticos de Arte promove uma série de apresentações interdisciplinares a partir do tema Resistências Poéticas: Arte, Crítica e Direitos Humanos. Entre os palestrantes, estão Alexandre Araujo Bispo, Dodi Leal, Igor Simões, Juliana Gontijo e Renata Felinto. O evento conta com o apoio financeiro do edital PAEP/CAPES e será realizado em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a partir da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proex) e dos cursos de artes da UFSB.
INSTIUIÇÕES
Leilão Anual Pivô
Até 5/12, o Pivô promove a 9ª edição de seu leilão anual, uma das principais fontes de arrecadação da instituição. Com mais de 130 obras, doadas por artistas como Anna Maria Maiolino e Jac Leirner, os valores são convertidos completamente para o espaço ou compartilhados em 50% com os artistas. Os lances podem ser feitos on-line, mas é possível visitar as obras no espaço físico, no edifício Copan.
Beatriz Lemos no MAM Rio
A curadora e pesquisadora, criadora da plataforma Lastro, é a nova curadora adjunta do Museu de Arte Moderna no Rio. Lemos foi selecionada por um processo aberto, que envolvia a submissão de materiais e entrevistas com as equipes do museu, que recentemente também contratou Keyna Eleison e Pablo Lafuente como os novos diretores da instituição.