“Para muitos, uma vida de constante incerteza econômica — na qual muitos de nós estão a uma emergência de perder tudo, não importa o quanto trabalhemos — é normal. Bicos não são mais para conseguir uma grana extra; são uma questão de sobrevivência. Nem sempre foi assim. Quando Os Simpsons estreou, poucos podiam prever que os estado-unidenses eventualmente achariam o estilo de vida dessa família algo inacessível. Mas para muitos de nós, hoje, é.”
Dani Alexis Ryskamp em A vida dos Simpsons se tornou inalcançável
DEBATE
Laboratórios do Sensível-Intervenções Artísticas no Ecofeminismo
De 28/1 a 6/2, o Goethe Institut promove uma série de atividades on-line para apresentar, contextualizar e discutir o ecofeminismo. Com nomes como Lina Terena, Mari Fraga, Djuena Tikuna e Alyne Costa, o programa reúne lives, oficinas e encontros virtuais ou presenciais, em lugares abertos. Confira a programação completa aqui.
DOCUMENTÁRIO
Anico Herskovits, a Arte do Cotidiano
Lançado em 26/1, o filme narra a história da artista a partir de suas obras no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Herskovits discute sua ascendência judaica, sua relação com a gravura e as instituições de arte da região. Dirigido por Gilberto Perin e Emerson Souza, o projeto é parte da série Acervo Margs, dedicada à análise dos artistas presentes na coleção do museu.

ESPETÁCULO
Aka
De 28 a 31/1 e 4 a 7/2, acontecerão apresentações gratuitas, via Sympla, do espetáculo inédito de dança butô com performance de Emilie Sugai. O projeto, dirigido por Lee Taylor e filmado por Joel Pizzini, é baseado na obra de Tomie Ohtake e tem como proposta uma leitura interdisciplinar da produção da artista nipo-brasileira que é considerada um dos pilares da abstração informal no país.

ANÁLISES
Revista Observatório 28
A publicação, promovida pelo Itaú Cultural, tem edição dedicada a pensar o futuro da arte e da cultura pós-pandemia. Além de textos assinados por Michel Maffesoli, Tarcízio Silva, Christian Dunker e Teixeira Coelho, as análises e ensaios reunidos no número incluem uma autorreflexão sobre os projetos contemplados pelo edital Arte Como Respiro, promovido pela instituição no início da pandemia.
Pesquisa Panorama Cultural Brasil

O Hub Cultural da Olivieri Associados, empresa de advocacia especializada em cultura, fez um mapeamento dos hábitos culturais pré e pós-isolamento social no Brasil. Os dados obtidos com a pesquisa, realizada em 2020, foram obtidos a partir de mais de 1700 entrevistas com pessoas de diferentes regiões do país.
DANÇA
3ª Edição da Semana Paulista de Dança
O projeto, promovido pelo MASP e pelo Studio3, será realizado pela primeira vez on-line, de 25 a 29/1, pelo Youtube do museu. Com curadoria de Anzelmo Zolla, a programação inclui a participação do Balé da Cidade de São Paulo, do Theater Lüneburg (Alemanha), da Quasar Cia de Dança e do Studio3 Cia de Dança. Além das apresentações, também serão realizados bate-papos sobre a história desses grupos e da dança em geral, em sintonia com a programação de 2021 do MASP, que é dedicada a este tema.

PODCASTS
Rádio Floresta
O episódio de estreia de celeste, o novo podcast da revista seLecT, conta com a participação de Gustavo Torrezan e dos apresentadores da Rádio Floresta, projeto que nasceu em 2018 a partir do desejo do artista de escutar os povos ribeirinhos e fornecer a eles a infraestrutura necessária para amplificar suas vozes e saberes.

Terra Arrasada
O Le Monde Diplomatique lançou um podcast que discute as reiteradas formas de violência contra a floresta e suas comunidades, agravadas com a crise do coronavírus. Produzido por Fabio Zuker e com direção sonora de Ricardo Monteiro, o projeto é realizado com apoio do Rainforest Journalism Fund em parceria com o Pulitzer Center.

EXPOSIÇÕES
Fayga Ostrower: Imaginação Tangível
Com curadoria de Carlos Martins, a exposição que inaugura a programação deste ano da Pinacoteca do Estado de São Paulo estará aberta de 1/2 a 31/5. Ostrower é uma das pioneiras no uso da gravura e da abstração informal ou lírica no país, bem como nos estudos e práticas de arte e educação.

A nova exposição de Paulo Bruscky na Galeria Amparo60, em Recife, com curadoria de Mariana Oliveira, abre em 28/1. Produzida em parceria com o projeto SpotArt, a mostra acontece tanto fisicamente quanto on-line e reúne arte-classificados, colagens e performance produzidos pelo artista durante a pandemia.

Doutrina das Cores
A galeria Raquel Arnaud, em São Paulo, promove uma coletiva que busca discutir os fenômenos cromáticos em diferentes linguagens e por artistas de gerações diversas. Com participação de Dudi Maia Rosa, Elizabeth Jobim, Rafael Alonso, entre outros, a mostra segue de 2/2 a 6/3.

O projeto de inauguração da nova sede da galeria São Paulo Flutuante é uma individual de Manu Maltez. O espaço, que estava prestes a inaugurar em março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, foi durante o decorrer do ano palco para pinturas, desenhos e intervenções de Maltez, também sócio da galeria. A São Paulo Flutuante, que foi atuante entre os anos 1980 e o início dos 2000, segue para o novo endereço após breve passagem nos Jardins, com atividades tanto presenciais quanto on-line. Disponível a partir de 2/2.

Noite Não Noite Sim
A individual da artista Paloma Bosquê segue na Galeria Mendes Wood DM, em São Paulo, até 27/2. A exposição apresenta esculturas que sugerem a ideia de transformação contínua. Também há nelas associações materiais pouco usuais, como o emprego da fibra de algodão e do gesso, por exemplo.

INSCREVA-SE
Acompanhamento em Arte Digital
O aarea promove um curso para artistas que buscam explorar a internet com o modo de produção e exibição. Ministrado pelas fundadoras do projeto, Livia Benedetti e Marcela Vieira, o programa tem duração de quatro meses, com encontros semanais e valor de R$350, com possibilidades de bolsas. Inscrições até 31/1.