As obras das duas nunca se encontraram, mas a seleção de pinturas que compõem a mostra, com curadoria de Luiz Camillo Osório, constrói um diálogo entre os trabalhos da brasileira, Ione Saldanha, e da libanesa-estadunidense, Etel Adnan. Além disso, a exposição funciona como uma imersão pouco usual no modernismo e suas dissidências. Montada na Casa Gerassi, projeto de 1991 do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, endereço temporário da Galeria Simões de Assis pelos próximos meses, configura “a articulação das obras com a arquitetura brutalista e oxigenada de Mendes da Rocha. Volumes abertos integram a forma construída com o entorno natural, diálogo este muito caro a estas duas artistas que cresceram e viveram perto do mar, das montanhas e da luz natural. Quiçá seja a procura pelas variadas formas de deixar a luz penetrar no espaço, seja pictórico, seja arquitetônico, o que reúne esta casa e estas obras”, anota o curador. Até 23/7.