Moedas sociais e economia de commons são alternativas citadas nas discussões sobre um possível novo sistema financeiro
Legenda: A reunião aberta do unMoney Convergence gerou cobertura colaborativa pelas redes sociais. (Imagem: reprodução)
O fracasso do atual modelo financeiro frente às inovações causadas pelo digital e suas mil ferramentas é tema de discussão em rodas de intelectuais e ativistas no mundo inteiro. Economia da dádiva, moedas criativas, moedas sociais, sistemas sustentáveis, nova economia, economia do commons são alguns dos termos comuns nessas conversas, em evidência no encontro que reuniu boa parte dos seus entusiastas estadunidenses nesta terça feira (24) em San Francisco.
Cerca de 40 pessoas participaram da unMoney Convergence, que se utilizou da metodologia de reunião em espaço aberto, a chamada Open Space Technology, para a troca de experiência entre os presentes. MetaCurrency Project, The Transiotioner, Bat Area Community Exchange, Personal Data Ecosystem Consorcium, Community Currency, The Visionay Commons são alguns dos projetos locais representados no encontro. A conversa longa e ampla passou por todas as questões possíveis, com um ponto martelando com frequência em várias das sessões disponíveis: como fazer a transição do atual sistema financeiro para este outro possível?
Vale acompanhar a discussão pela rede e seguir os muitos realizadores brasileiros que tentam, na prática, lidar com a questão.
Leia também: