icon-plus
Postado em 13/09/2024 - 6:49
Arte para justiça climática
Evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro em Belém do Pará

Integrando práticas artísticas e alternativas inovadoras para enfrentar a crise climática, a Prince Claus Fund promove o evento Art for Climate Justice – Reimagining Sustainable Futures em Belém do Pará. Nos dias 20 e 21 de setembro, o evento oferece uma programação diversificada de atividades gratuitas e abertas ao público, com foco nas temáticas Ecologias do Amanhã e Arte como Ativismo.

Com curadoria das brasileiras Priscila Cobra e Renata Aguiar e da sul-africana Zayaan Khan, o evento visa criar um espaço de conexões e atender às necessidades da região. “Reimaginar esses futuros juntos é um belo convite para pensar, com sensibilidade e responsabilidade, sobre as ideias moldadas pela nossa criatividade, forças e experiências. Tem-se especulado muito sobre como poderia ser o nosso futuro. Mas é certo que podemos transformar o impossível nas ideias de um futuro possível”, afirma Priscila Cobra, multiartista afro-indígena de Icoaraci (PA).

O segmento sobre Ecologias do Amanhã se dedicará à reinvenção de futuros sustentáveis, com foco na reavaliação e nutrição das relações que moldam nossos ecossistemas. Desde a sabedoria ancestral até as perspectivas contemporâneas, o programa explora como a arte e a cultura podem fortalecer essas interações. A programação inclui debates com artistas locais e internacionais, como Chemi Rosado Seijo (Porto Rico), Grey Filastine (EUA), Ixchel Tonāntzin (Equador), Jane Cabral (Brasil), Lapdiang Syiem (Índia), Rosa Chávez (Guatemala) e Yara Costa (Moçambique), além de exibições de filmes, oficinas e performances.

Já no dia 21, o evento Arte como Ativismo se concentra na interseção entre expressão artística, ética e ativismo, evidenciando como a arte pode ser um instrumento para protesto, transformação social e diálogo cultural. Por meio de uma série de debates, oficinas, sessões interativas e apresentações,  as formas como a arte pode provocar reflexão, inspirar ação e criar um impacto duradouro na sociedade. Este evento contará com a participação de Brigitte Baptiste (Colômbia), Dan Li (China), Nova Ruth (Indonésia), Pelé do Manifesto (Brasil) e Tareq Khalaf (Palestina), entre outros.