icon-plus
Postado em 23/05/2013 - 9:31
Arte replicável
Mariel Zasso

Performance de Lygia Pape é recriada pela primeira vez na Ásia

Divisor_hong_kong

A instalação já tem 45 anos, mas é a primeira vez que é replicada na Ásia. Feita para ser reproduzida, Divisor foi executada pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1968. A performance consiste no uso de um pano branco com 30 metros, cheio de fendas dispostas de forma regular, feito para ser “vestido” por 200 pessoas, deixando à mostra somente suas cabeças.

Na concepção do objeto artístico, Lygia Pape esclareceu que sua ideia era explorar relações de uma arte coletiva, na qual as pessoas pudessem experimentar estruturas e manifestações performáticas sem que a artista tivesse necessariamente que estar presente, “uma arte pública da qual as pessoas poderiam participar”

Em Hong Kong, Divisor foi executada como parte da mostra A Journal of the Plague Year. Fear, Ghosts, Rebels. Sars, Leslie and the Hong Kong Story, em cartaz até 20 de julho no espaço Para Site. Exibida na abertura da exposição dia 17, Divisor, que também foi executada, em 2010, na abertura da 29ª Bienal de São Paulo, será realizada mais uma vez nesta sexta, dia 25.

Saiba mais:

Lygia Pape