icon-plus
Primeira versão de Obliteration Room (2002), na Galeria Queensland de Arte Moderna [Foto: Divulgação]
Postado em 04/01/2012 - 6:12
As cores de Yayoi Kusama
Japonesa ganha retrospectiva e realiza intervenções em tradicional museu da Austrália

Em dezembro de 2011, a artista Yayoi Kusama construiu uma instalação na Galeria Queensland de Arte Moderna, na Austrália, com cadeiras, mesas, pianos e paredes inteiramente pintados de branco. A ideia era que o ambiente funcionasse como uma tela a ser preenchida pela criatividade coletiva.

Ao longo de duas semanas, os visitantes, principalmente crianças, foram colando milhares de adesivos em forma de bolinhas coloridas, que são características da linguagem artística de Kusama, transformando o espaço monocromático em uma festa de cores.

Obliteration Room, de Yayoi Kusama [Foto: cortesia Ota Fine Arts, Tokyo]
A instalação, intitulada Obliteration Room (Sala da Obliteração), faz parte da retrospectiva Look Now, See Forever que engloba a obra da artista japonesa dos anos 1960 aos anos 2000.

Yayoi Kusama é considerada uma das mais importantes artistas japonesas. Seu trabalho é baseado na arte conceitual e mostra alguns atributos do feminismo, minimalismo, surrealismo, pop art, infundido com conteúdo autobiográfico, psicológico e sexual.

Além dessa mostra na Austrália, a artista está fazendo uma grande retrospectiva itinerante que teve início no Reina Sofia, de Madri, em setembro de 2011, passou pelo Centre Georges Pompidou, em Paris e a partir do dia 5 de fevereiro estará no Tate Modern até o mês de junho de 2012.