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Registro de Vênus ao Espelho, de Diego Velázquez, rasgada após ataque de militante que pedia o direito ao voto feminino (Foto: Reprodução)
Postado em 13/11/2015 - 5:53
Beleza política
MASP exibe pela primeira vez instalação de Carla Zaccagnini; na obra, artista reflete sobre feminismo, minorias políticas e questões de gênero

Em 10 de março de 1914, a sufragista canadense Mary Richardson invadiu a National Gallery, em Londres, e perfurou com diversas facadas o quadro Vênus ao Espelho, do espanhol Diego Velázquez (1599-1660). O gesto foi uma represália pela prisão da companheira feminista Emmeline Pankhurst, uma das líderes do movimento do sufrágio inglês, que lutava pelo direito do voto feminino. Na época, ações de ataques a obras de arte, vitrines e patrimônios se tornou frequente. Após a Primeira Guerra Mundial, mulheres inglesas conseguiram o direito ao voto em 1918. Este cenário é o ponto de partida da instalação Elementos de beleza: Um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá, de Carla Zaccagnini, em cartaz no MASP.

Exposta pela primeira vez no Brasil e parte do acervo do museu paulista, obra é baseada no livro homônimo da artista, lançado em 2012, sobre as sufragistas de Londres e Manchester, nos anos 1910. Parte constituinte da trabalho, a publicação, que estará disponível para consulta no local, apresenta arquivos, fotografias, recortes de jornais e registro criminais da ala mais radical do movimento. A instalação também apresenta registros sonoros e uma parede que traz apenas representações de molduras sem os respectivos trabalhos.

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Carla Zaccagnini, Elementos de beleza: Um jogo de chá nunca é apenas um jogo de chá (2012-2015) 29 molduras sobre parede e audioguia. Montagem realizada no Firstsite Lewis Garden, Colchester, Inglaterra, 2015 (Foto: Divulgação)

As molduras vazias fazem referência às obras que sofreram com ações do grupo de mulheres, em especial, o próprio Vênus ao espelho (1647-1651),  a mais famosa a ser atingida — que foi restaurada e atualmente está na National Gallery. A obra de Zaccagnini reflete sobre a destruição da arte como militância política e as razões que levaram mulheres a escolher essa tática. Vale perceber que o quadro escolhido por Richardson para ser depredado apresenta a figura mitológica da mulher ideal, a deusa do amor.

Serviço

Até 14 de fevereiro de 2016
Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3149-5959.
De terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Entrada: R$ 25,00 e R$ 12,00 (meia-entrada)