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Vista da exposição [Crédito: Enoá]
Postado em 11/11/2024 - 7:13
Botânica ficcional
Giselle Beiguelman explora a relação entre mulheres invisibilizadas e plantas venenosas em nova exposição

Em Venenosas, Nocivas e Suspeitas, mostra em cartaz no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, a artista e pesquisadora Giselle Beiguelman desenvolve um diálogo histórico entre mulheres e plantas, utilizando ferramentas de inteligência artificial para criação dos trabalhos.

A artista vem explorando os recursos da IA em seus projetos artísticos nos últimos três anos. “No momento, me dedico à exploração de modelos de IA que utilizam linguagem natural para gerar imagens a partir de textos e transformar imagens em um dinâmico processo de tradução quase intersemiótica”, explica Beiguelman.

Giselle Beiguelman, Northiana (2024)

Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra exibe cerca de 30 obras inéditas, entre imagens e vídeos. A proposta é trabalhar um paralelo entre plantas venenosas – ou estigmatizadas por motivos diversos – e mulheres com grandes contribuições nos campos da ciência e arte, mas invisibilizadas ao longo da história.

A homenagem é feita às naturalistas e ilustradoras do século 17 ao 20, como Maria Bandeira, primeira botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e Maria Graham, naturalista e autora inglesa que ilustrou mais de 250 espécimes da flora brasileira. Seus retratos são incorporados a flores e folhagens nas imagens como um único elemento, não apenas resgatando as protagonistas da botânica no trabalho, mas também reforçando sua intenção de provocar uma reflexão crítica sobre como interpretamos e interagimos com a natureza.

Giselle Beiguelman, Beladona (2024)

Plantas como beladona, papoula e a armadilha-de-Vênus são algumas das espécies retratadas no jardim onde plantas naturais e artificiais coexistem, um formato que agrega mais uma camada ao questionamento sobre a nossa percepção do real e da tecnologia. Além disso, Beiguelman também desenvolve ‘plantas ficcionais’ a partir da IA, inspiradas nas ilustrações botânicas das artistas. Essa mistura de espécies reais, falsas e ficcionais e suas representações cria um pequeno horto fictício, onde o real e virtual deixam de se discernir tanto no espaço físico como nas imagens. Desafiando o conceito de realidade objetiva nas ciências naturais, Beiguelman desafia também o apagamento de histórias de contribuidoras mulheres para o desenvolvimento científico.

 

Serviço
Venenosas, Nocivas e Suspeitas, de Giselle Beiguelman – Até 20/4/2025
Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313)
Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita

Giselle Beiguelman, Cogumalho (2024)