
A Semana de Arte Moderna foi um evento seminal, tanto para o Brasil como para o mundo. Entre o ano de 1922 (o ano da semana modernista) e 1923, os vanguardistas fizeram circular um mensário que se tornou uma espécie de veículo oficial de um movimento que marcou a cultura brasileira para todo o sempre. Esse produto chamava-se Klaxon.
Hoje, os interessados e pesquisadores só têm acesso à essa publicação na forma de fac-símile dos originais, mantidos pela Biblioteca Brasiliana José e Guita Mindlin, da Universidade de São Paulo. Mas esse cenário vai mudar a partir do dia 27 de Novembro, quando do lançamento da Klaxon em Revista, uma edição da Cosac Naify e do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea).
Além da reprodução realizada com esmero – com conteúdo gerado por figuras do calibre de Mário e Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Luís Aranha, Sérgio Milliet, Sérgio Buarque de Holanda, Rubens Borba de Moraes e Guilherme de Almeida (responsável pelo design gráfico da revista) – há um “número extra”, o número 10 da revista, criado pelos artistas Marilá Dardot e Fabio Morais.
A Klaxon Extra-Texto, assim chamada, é um projeto que poderia ser classificado como “remixagem”, pois é o resultado da fusão de todas as páginas impressas dos volumes da Klaxon original em uma única revista. Impressa em offset, cada página do “bônus extra” passou oito vezes pela impressora, gerando um contraste entre sinal e ruído de forte apelo visual.
Serviço:
Lançamento: 27 de novembro de 2013 das 19h30 às 21h30
Local: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187, Pacaembu, São Paulo, SP