icon-plus
Colaboradores
Débora Arruda

Poeta e artista visual indígena brasileira. Graduada em Letras, pela UFS, e mestranda em Antropologia Social, pela mesma universidade, através da Antropologia da Performance, sua pesquisa incita provocações para enxergar e criar mundos além da lente colonial.

Mateus Nunes

Doutor em História da Arte pela Universidade de Lisboa, com período na USP, onde é professor convidado. Arquiteto e urbanista pela UFPA, em Belém, pesquisador integrado do Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa e professor do Masp.

Gabriella Marinho

Artista representada pela 01.01
Art Platform e jornalista com especialização em Literaturas Africanas pela UFRJ, investiga a relação sociopolítica entre corpo e território. Atua há dez anos em frentes de comunicação no terceiro setor, sendo hoje colaboradora do PerifaConnection.

Ricardo Lísias

Escritor, autor de romances, contos e ensaios. Para analisar
a decadência da democracia no Brasil e no mundo, publicou Diário da Catástrofe Brasileira – Ano I – O Inimaginável Foi Eleito e Diário da Catástrofe Brasileira – Ano II – um genocídio escancarado.

Aldones Nino

Curador-Adjunto de Collegium (Arévalo, Espanha) e Assessor de pesquisa e curadoria do Instituto Inclusartiz. Doutorando em Historia
Y Arte pela Escuela Internacional de Poserado de la Universidad de Granada e em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

João Victor Guimarães

Graduando em Artes pela UFBA e crítico de artes visuais. Atuou como pesquisador para o Fiver Film Festival, de Madri; na curadoria do Festival Kinoforum, em São Paulo; e como júri do Panorama Internacional Coisa de Cinema, na Bahia.

Ana Maria Amorim

Divulgadora científica, pesquisadora e produtora cultural. Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA) e doutora em Literatura Comparada (UFF).

Thais Zakï

Artista e escritora, nasceu na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. É representada no Brasil pela galeria Marli Matsumoto e vive e trabalha em Paris. Recebeu, em 2023, a bolsa de estudos do programa Emerige Révélations.

Christian Ingo Lenz Dunker

Psicanalista e professor titular em Psicanálise e Psicopatologia no Instituto de Psicologia da USP. É autor, entre outros, de Reinvenção da Intimidade – Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu).

Tamikuã Txihi

Liderança indígena, artista, ceramista, poeta. Integrante da comunidade Tekoa Itakupe, Terra Indígena Jaraguá, SP, vive com o povo Guarani Mbya. Bacharel em Serviço Social, faz parte do coletivo Feminismo Comunitário de Abya Yala.

Fabiana Ferreira Lopes

Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, é editora, escritora e roteirista, com trabalhos nas áreas de educação e cultura.

Carlos Mélo

Artista visual pernambucano, é criador da Bienal do Barro. Recebeu os prêmios Foco Bradesco Art Rio, em 2015, e o Prêmio Brasil Arte Contemporânea, da Bienal de São Paulo, em 2010.

José Bento Ferreira

Crítico de arte, professor de filosofia e doutor em artes pela Universidade de São Paulo.

Matheus Lopes Quirino

Jornalista, escreve sobre literatura e artes visuais. Editou o Aliás, suplemento de livros do jornal O Estado de S. Paulo. Tem textos publicados em diversos veículos, como Folha de S.Paulo, Harper’s Bazaar e a revista fina.

Martina van Steen

VJ, videomaker, fotógrafa, assistente de direção, montadora, produtora de arte, estudante de ciências sociais na USP e, às vezes, cantora e cavaquinho nos pagodes da cidade.

Ian Uviedo

Escritor. Autor de Café-teatro (Laranja Original, 2022) e Dois por Engano (Diadorim, no prelo), com performances em diversos palcos do país. Desde 2021 integra o acervo permanente do Museu da Língua Portuguesa.

Caio Bonifácio

Professor, curador e pesquisador. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, dá aulas de História da Arte no Cursinho Popular da Acepusp e é editor da Revista Tonel.

Bruno Albertim

Jornalista, antropólogo e escritor pernambucano, com um Prêmio Esso de Jornalismo. Autor de Pernambuco Modernista (Cepe 2022), Tereza Costa Rêgo (Cepe, 2018) e Nordeste – Identidade Comestível (Editora Massangana / Fundaj 2021).

Luciara Ribeiro

Educadora, pesquisadora e curadora. Mestre em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) e pela Unifesp (2019). Integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (Abca) e docente no Departamento de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.

Madame M.

É um polvo, um canivete suíço das artes.

Rita Isadora Pessoa

Escritora e astróloga. Mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ), especializada em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ) e doutora em Literatura Comparada (UFF). Autora de Madame Leviatã (Edições Macondo, 2020) e vencedora do Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2017, com Mulher Sob a Influência de um Algoritmo.

Aline Motta

Artista. Convidada da 35ª Bienal de São Paulo (2023). Integrou o programa Screen Series (New Museum, NY, 2021) e a exposição Chosen Memories. Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond (MoMA NY, 2023).

Alan Adi

Artista visual com pesquisa sobre o Nordeste e a formação da sociedade brasileira. Expôs na coletiva Sobre os Ombros de Gigantes, curadoria de Raphael Fonseca, na Galeria Nara Roesler, e realizou individual no MAC Niterói.

Carmela Gross

Artista plástica, tem exposição atualmente em cartaz no Instituto de Arte Contemporânea (IAC); participou da 34ª Bienal de São Paulo. Sua produção artística assinala um olhar incisivo e crítico sobre a cidade contemporânea em sua dimensão política e social.

Carollina Lauriano

Curadora independente, com formação pela Central Saint Martins/University of the Arts London; foi curadora-adjunta da 13ª Bienal do Mercosul (2022); e fez parte do time de curadoria e gestão do Ateliê397 (2018-2020).

Fernanda Morse

Escritora, tradutora e pesquisadora. Trabalha no campo da poesia e das artes visuais. Atualmente, finaliza seu mestrado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP.

Katia Maciel

Artista, poeta e professora titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; tem exposição atualmente em cartaz na Zipper Galeria.

Márcio Seligmann-Silva

Professor titular de Teoria Literária na Unicamp, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996), pós-doutor pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim (2002) e por Yale (2006).

Leandro Muniz

Artista e curador. Formado em artes plásticas pela USP, é assistente curatorial no Masp. Foi repórter na revista seLecT_ceLesTe e ministra regularmente cursos e conferências em espaços como Masp, Pinacoteca, Zait_seLecT e Ebac.