icon-plus
Hypostasis of Medea VII (1980), de Geta Bratescu (Foto: Cortesia Inhotim)
Postado em 02/09/2014 - 4:44
Conceitualismo romeno, urbe e deslocamentos
Algumas dicas de artes visuais para o começo de setembro de 2014
da Redação

Renovação na mata

Inaugurações anuais, até 9/2015, no Inhotim, Rua B, 20, Brumadinho-MG

Mais um setembro se inicia, e com ele a leva anual de aberturas em Inhotim. Uma turma de artistas internacionais toma conta da Galeria Lago, espaço para mostras temporárias. O tcheco Dominik Lang exibe lá a instalação The Sleeping City (2011), que passou pela Bienal de Veneza de 2011. Cloud Gates (1965-2013), do filipino David Medalla, obra vista na Bienal do Mercosul de 2009, também está incluída no pacote. A artista romena octogenária Geta Bratescu completa o time de temporários com uma pequena retrospectiva de seus trabalhos, parte da coleção da instituição. Quem chega à coleção definitivamente é o norte-americano Carroll Dunham. Ele vai ocupar um novo pavilhão, construído em uma casa de fazenda dentro do Inhotim. O edifício foi restaurado especialmente para receber as cinco pinturas que o artista vem desenvolvendo para o instituto desde 2007.

Mascaro_body
Estátua do conde Francisco Matarazzo, no Hospital Umberto Primo, que vai virar um Centro de Criatividade (foto: Cristiano Mascaro)

Invasão criativa

Made by… Feito por Brasileiros, de 9/9 a 12/10, Cidade Matarazzo, Al. Rio Claro, 190, São Paulo

A ocupação dos 27 mil metros quadrados do antigo Hospital Umberto Primo com obras de mais de cem artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros é apenas a primeira etapa de um ambicioso projeto de turismo cultural. Durante um mês, a exposição com curadoria de Marc Pottier e Charles Watson traz ao local obras de nomes como Cristiano Mascaro, Joana Vasconcelos, Francesca Woodman, Tony Oursler, Tunga e Iran do Espírito Santo, muitas criadas especificamente para o espaço. A partir de outubro, o edifício entra em reforma e restauro para se tornar, segundo projeto do empresário francês Alexandre Allard, um Centro de Criatividade para reunir arte, música, cinema, moda, culinária e todo o manancial inventivo da cultura brasileira. (Acesse o ensaio de Cristiano Mascaro na versão Ipad da seLecT)

Damasceno_body
Presságio Seguinte (Experiência sobre a Visibilidade de uma Substância Dinâmica, 1997), de José Damasceno (Foto: Cortesia Casa Daros RJ)

Trompe l’oeil

Ilusões, de 12/9/2014 a 22/2/2015, Casa Daros, Rua General Severiano, 159, Rio de Janeiro

Na coletiva com 52 obras da Coleção Daros Latinamerica, nada é o que parece. O fio condutor da curadoria de Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen são os enganos produzidos nos sentidos pela utilização artística de recursos sonoros, luminosos e tridimensionais, entre outros. Vindos de Argentina, Colômbia, Uruguai, México, Cuba e Brasil, nomes como José Damasceno, Leandro Erlich e Los Carpinteros compõem a lista de artistas.

*Selects publicado originalmente na #select19