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Postado em 24/02/2014 - 5:58
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Livro sobre São Paulo celebra 50 anos de carreira do fotógrafo Carlos Moreira
Guilherme Kujawski
Cardeal Arcoverde, 1975 (Foto: Carlos Moreira/Divulgação)

O francês Henri Cartier Bresson, conhecido no Brasil e no mundo, foi um fotógrafo para quem a simplicidade era um sinônimo de sofisticação, noção traduzida em imagens antológicas capturadas por uma simples câmera Leica durante o seu flanar pelas ruas.

Pouco conhecido (infelizmente, no Brasil também) é Carlos Moreira, fotógrafo nascido em São Paulo, em 1936. Assim como Bresson, ele se interessa pela linha da straight photography (imagens feitas pelo contato direto da câmera com a realidade, sem intervenções no laboratório ou na cópia).

Também assim como Bresson, Moreira tem uma postura discreta, quase invisível, o que lhe permite uma proximidade com os personagens urbanos fotografados. Independente do fator humano, suas imagens de pontos-fulcros da cidade – tais como Galeria Metrópole, Praça Ramos de Azevedo, Ladeira da Memória, etc. – são inquestionavelmente vigorosas.

No sábado passado, dia 22, foi lançado no SESC Bom Retiro o livro Carlos Moreira / São Paulo, um ensaio com mais de 100 fotografias do fotógrafo paulista, algumas inéditas. Editado pela Editora Tempo d’Imagem com as Edições SESC São Paulo, o livro complementa o trabalho de divulgação da obra de Moreira, que já teve retrospectiva na Pinacoteca, em 2005 e, recentemente, no próprio SESC Bom Retiro.

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Carlos Moreira