icon-plus
Detalhe de Art of Telling Tales (2010), da dupla Aninat & Swinburn [Foto: Divulgação]
Postado em 01/02/2012 - 6:00
Desenho sobre papel impresso
Coleção de Celia Birbragher, diretora da ArtNexus, é representativa do melhor da produção com papel e texto na arte contemporânea latino-americana

A obra ArtNexus (2010), esculpida pelo artista colombiano Miler Lagos a partir de uma pilha de revistas, é uma espécie de emblema da exposição Arte Con-texto. A obra foi produzida especialmente para a colecionadora Celia Birbragher, também diretora da revista ArtNexus, há 35 anos editada na Colômbia. Com todo esse tempo de dedicação ao meio artístico, essa pioneira da publicação de arte na América Latina formou uma importante coleção de arte contemporânea, que tem como forte eixo o texto e as referências literárias.

A exposição Arte Con-texto traz 80 obras da coleção que trabalham sobre essa temática. A seleção, a cargo da historiadora da arte Francine Birbragher, membro do Conselho do Museum of Contemporary Art, (Moca), de Miami, revela uma coleção bem formada e abrangente. Reúne nomes importantes da cena local, como os colombianos Johanna Calle, Antonio Caro e María Teresa Hincapié; e grandes nomes da arte latino-americana, como Luis Camnitzer (Uruguai), Alfredo Jaar (Chile) e Hélio Oiticica (Brasil).

Há obras obrigatórias em qualquer grande exposição que tenha a publicação como tema: o livro de artista Velázquez (1996), de Waltercio Caldas, um trabalho da série Sotheby’s (2003), de Nelson Leirner, e a instalação Diário Íntimo 3D (2007-2009), do argentino Adrián Villar Rojas, da mesma família da instalação Nunca Esquecerei Brasil (2009), mostrada no 31º Panorama da Arte Brasileira. São coleções de catálogos de arte e livros reescritos e resenhados pelo artista.

Mas o texto, na coleção Birbragher, passeia por regiões e suportes bem mais insuspeitos e imprevisíveis do que o livro de artista: na categoria dos textos-esculturas, destaca-se uma gravura em zinco e veludo da série Arquivo Universal (2000/08), de Rosângela Rennó. Entre as fotoperformances, Álvaro Barrios (como Marcel Duchamp, 1980) e o coletivo chileno Aninat & Swinburn, com Art of Telling Tales (2010). 

Entre as quatro obras de fora do eixo AL se destacam Defesa de la Natura (1983), de Joseph Beuys, e um ótimo trabalho fotográfico da série Fear/Panic (2008), de Muntadas. Mas faltam vídeos à exposição. Um passeio pela extensa produção da poesia visual em meios eletrônicos seria um ponto a mais na coleção.