icon-plus
Postado em 04/09/2013 - 8:50
Em família
Luciana Pareja Norbiato

Alexander S. C. Rower, neto do artista dos lendários móbiles, vem pela segunda vez ao país e conta sua expectativa com relação à feira carioca

egenda: Photo by: Kerry Ryan McFate / Courtesy Pace Gallery
© 2013 Calder Foundation, New York /Artists Rights Society (ARS), New York

55960_calder_v01

Alexander S. C. Rower, neto e herdeiro do lendário artista Alexander Calder, famoso por seus móbiles e suas esculturas e campeão de vendas em feiras pelo mundo afora, está no Brasil pela segunda vez para conferir a participação de seu avô na ArtRio, especialmente no stand da novaiorquina Pace Gallery (cujas obras ilustram esse post e estão neste álbum), além de outras cinco galerias.

Às vésperas da viagem, o simpático Rower respondeu a duas perguntinhas da seLecT, falando um pouco da sua expectativa para a feira carioca:

seLecT – No seu ponto de vista, por que Calder é tamanho sucesso de vendas nas feiras de arte ao redor do mundo? Quais qualidades em seu trabalho chamam a atenção dos colecionadores?

Alexander S. C. Rower – Calder sempre foi reconhecido como um dos mais icônicos artistas do século 20, então é natural que o mercado reconheça isso. O gênio no trabalho de Calder reside na experiência em tempo real que ele cria para o espectador, transformadno o espaço ao redor e criando composições singulares, imprevisíveis, que não podem ser documentadas em fotografias. Eu espero que os visitantes da ArtRio gastem tempo explorando esse aspecto singular da obra de meu avô – muitos pela primeira vez – e cheguem a uma melhor compreensão e apreciação dela.

seLecT – Qual sua expectativa com relação à ArtRio? Você já esteve no Brasil antes? Em caso afirmativo, conte-me um pouco da sua experiência aqui.

Rower – Essa é apenas minha segunda viagem ao Brasil. Calder fez três viagens ao Brasil em 1948, 1953 e 1960, desenvolvendo relações com um grande número de intelectuais, artistas e arquitetos brasileiros. Seu amor pelo país tornou-o um destino importante para mim, oferencendo meios de explorar e entender mais amplamente seu trabalho daquele período. A ArtRio é um bom pretexto para fazer algumas palestras sobre Calder e visitar várias obras de arte que eu nunca vi pessoalmente.

ArtRio

De 5 a 8 de setembro
Pier Mauá, RJ