icon-plus
Obra de Luiza Crosman no programa Open-Ended Encounters (Foto: Divulgação)
Postado em 04/12/2020 - 9:34
Experiência coletiva em tempos de isolamento
Neste fim de semana, workshops promovidos pela fundação Pro Helvetia, com curadora do aarea, refletem sobre o digital na arte

De hoje até domingo, 6/12, o projeto Open-ended Encounters conta com sessões on-line ao vivo para debater a prática de artistas e curadores como Chus Martínez, Vitória Cribb, Jota Mombaça, Jup do Bairro e Pedro França, além de discutir noções de alteridade e permeabilidade diante da experiência coletiva de isolamento social – o impacto da presença virtual no fazer artístico, intensificada por conta da Covid-19, também será assunto de debate. 

Com curadoria do aarea, plataforma pioneira na exploração do digital como campo de pesquisa em arte no Brasil, essa série de workshops é viabilizada pela fundação Pro Helvetia, dentro do programa Coincidencia, que realiza intercâmbios entre países da América do Sul e a Suíça. Após quatro anos de existência do programa, inclusive, a fundação irá estabelecer, em 2021, escritórios no Brasil, Chile, Argentina e Colômbia. A criação de bases fixas nesses territórios tem como intuito permitir um envolvimento maior da Pro Helvetia com a cenas locais, possibilitando novos fomentos.  

Para conferir a programação completa do Open-ended Encounters e se inscrever nos workshops, clique aqui.