A Fundação Cultural Montblanc escolheu as artistas ruby onyinyechi amanze (Nigéria), Mercedes Dorame (Estados Unidos) e Emmanuelle Lainé (França) para o Programa de Comissionamento de Artistas de 2018. As três foram selecionadas pelos membros da comissão Curatorium, dentre os quais está Jochen Volz, atual diretor da Pinacoteca de São Paulo.
Desde 2002, a Fundação comissionou mais de 210 trabalhos artísticos para integrar sua coleção. A partir do ano passado, quando a dupla Till Fellrath e Sam Bardaouil assumiu a presidência da fundação, as obras comissionadas passaram também a ser apresentadas em grandes exposições.
Este ano, é a vez da nigeriana ruby onyinyechi amanze participar da 33ª Bienal de São Paulo, que acontece a partir de 7 de setembro. A americana Mercedes Dorame, por sua vez, exibirá trabalho no Hammer Museum, em Los Angeles, e a francesa Emmanuelle Lainé no HENI Project Space, Galeria Hayward, em Londres. Após as respectivas participações, as obras comissionadas caminham para a sede da Fundação em Hamburgo, Alemanha, e passam a integrar sua coleção.
Confira galeria com trabalhos das três artistas selecionadas: