Ao ouvir falar em Amilcar de Castro é quase inevitável pensar em suas esculturas de aço, que apresentavam uma maneira particular de se relacionar com o espaço. O artista concebia a tridimensionalidade sem nem sequer fragmentar a matéria plana. Em suas mãos, um quadrado tornava-se escultura a partir de uma simples articulação.
Mas, para além disso, a nova individual de Castro na galeria Silvia Cintra + Box 4, traz sua produção com outros olhares. Nela, o público pode aproximar-se de seu processo criativo, ao entrar em contato com esboços e maquetes de esculturas, que contam com anotações, possíveis títulos e até mesmo contato de fornecedores.

Fora isso, também está exposto o tampo de uma mesa que o artista usava de apoio para pintar, que acabou virando, em si, um trabalho. E, evidente, duas esculturas. A primeira trata-se de uma das primeiras realizadas em grande formato, enquanto a segunda mostra a única obra em que Castro usou granito como matéria.
A galeria presta homenagem ao artista com a exposição no Rio de Janeiro, mas também decidiu levar seu trabalho para os Estados Unidos. Simultaneamente à mostra, Silvia Cintra + Box 4 também apresenta um estande na feira de arte Frieze NY exclusivamente dedicado a obras do escultor.
SERVIÇO
Amilcar de Castro
Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 106 – Gávea, Rio de Janeiro
Até 27/5
www.silviacintra.com.br