icon-plus
Still do filme “EMI OFE”, Igi Lola Ayedun
Postado em 31/10/2024 - 5:26
Igi Lola Ayedun lança filme gerado inteiramente por IA no 32º Festival Mix Brasil
“EMI OFE” usa tecnologia generativa para refletir sobre intimidade e humanidade da mulher negra imigrante

A artista multimídia Igi Lola Ayedun é uma dos expoentes brasileiros no uso da Inteligência Artificial como ferramenta de criação artística. Foi selecionada em 2022 para a 10ª Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, para a qual produziu sua série Eclosão de um sonho, uma fantasia. Usando a característica irrealidade das imagens de tecnologia generativa, a artista trabalha o corpo negro e sua materialidade, história e tecnologia ancestral em cenas que parecem stills de sonhos, onde a verossimilhança exacerba a sensação onírica das imagens.

Em “EMI OFE”, a artista continua sua pesquisa com ferramentas de IA para criar uma narrativa fílmica. A obra é uma jornada pela experiência da imigração africana na França montada do ponto de vista das mulheres imigrantes. Trabalhando a interioridade dessas mulheres, Ayedun reflete sobre a exploração sexual, a hipersexualização da mulher negra e a mercantilização de corpos negros e LGBTQIA+ com humanidade e sensibilidade. O jogo entre as ferramentas utilizadas e o tom humano da narrativa pontuam a resistência desses corpos – dessas imagens – à reificação.

No trabalho de Ayedun, as imagens geradas por IA e por outras tecnologias são sobretudo uma maneira de escapar das limitações dos meios tradicionais e se aproximar de uma imagem conectada a outro real – uma ancestralidade a ser investigada, uma experiência a ser elaborada, tecnologias que atravessam a história. Nascida em São Paulo, Ayedun passa dez anos desenvolvendo sua carreira em outros países, retornando ao Brasil em 2017. O estrangeirismo não lhe é estranho: sua obra busca proximidade aos sujeitos retratados, apenas tecnicamente artificiais, profundamente humanizados.

“EMI OFE” é parte da programação do MIX.XR, eixo voltado a experiências de Realidade Estendida (XR), como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e a Inteligência Artificial. Além do trabalho de Igi Lola Ayedun, esta edição contará com experiências em XR da França, Finlândia, Polônia, Chile, EUA, Portugal e do Brasil. Os trabalhos, a serem expostos no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, incluem instalações interativas, filmes experimentais e dramaturgias que combinam hologramas e VR.

 

Serviço

MIX.XR – 32ª edição do Festival Mix Brasil
13 a 24 de Novembro
Museu da Imagem e do Som, São Paulo

Retrato de Igi Lola Ayedun