Em 2024, consolidamos nossa transição de seLecT_ceLesTe para revista celeste. Foram quatro edições digitais e impressas: iniciamos o ano com os processos da Residências Arte Celeste #1, em Arte e Informação, e #2, em Crítica Infraestrutural; seguimos para uma fase de estudo e produção sobre rios urbanos em #3 – Deriva e na nossa mais recente edição, #4 – Psicogeografia. Para além das edições, houve também muita vida crítica em nosso site, com matérias exclusivas e colaborações de qualidade, que acrescentam à riqueza de pensamento e contribuem com os movimentos constantes da celeste.
Deixamos aqui uma lista de Mais Lidas em nossa plataforma para celebrarmos o saldo crítico de 2024, mas também para lembrar que existe muita reflexão atualíssima para além dos trending topics, das mais recentes e dos assuntos da semana. Aqui estão textos de 2024 que merecem ser lidos e compartilhados em 2025:
YEMANJÁ HACKEADA
Crítica por João Victor Guimarães
A que e a quem servem os atuais mecanismos de captura de imagens em festas populares e religiosas?
Entrevista por Carime Elmor
Tobi Vail, baterista da Bikini Kill, fala sobre a histórica turnê e como elas estão usando esse momento de retomada para apoiar a luta pela Palestina Livre
Ensaio por Ana Maria Machado e Daniel Jabra
60a Bienal de Veneza marca 50 anos de arte e luta yanomami com a presença de Claudia Andujar, Joseca Mokahesi e André Taniki
Crítica por Paula Alzugaray
Com vigoroso projeto de descolonização da história da arte, 60ª Bienal de Veneza tem agenda política colateral
Ensaio por biarritzzz
O que estamos perdendo quando investimos energia, sonhos e dinheiro para reviver virtualmente um astro da música que não está mais aqui?
Crítica por José Bento Ferreira
Novo filme de Yorgos Lanthimos não vê saída para a cafetinagem da vida; exposição dos coletivos Claire Fontaine e Bernardette Corporation aponta linhas de fuga
Review por Renaud Tilly
Psicanalista propõe convite à reflexão e à ação a partir da peça baseada em livro de João Ubaldo Ribeiro
Entrevista por Paula Alzugaray
Cantora e compositora Anelis Assumpção, diretora do Museu Virtual Itamar Assumpção, fala sobre como o legado do artista toca diretamente as novas gerações
Ensaio por Yuri S.
Em ataques à exposição do Museu da Inconfidência, o conservadorismo revela uma concepção violenta de museu – e de país
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