icon-plus
Postado em 31/01/2025 - 8:00
MAIS LIDAS [2024]
A redação celeste traz uma lista das matérias mais lidas de nosso site durante o ano passado!

Em 2024, consolidamos nossa transição de seLecT_ceLesTe para revista celeste. Foram quatro edições digitais e impressas: iniciamos o ano com os processos da Residências Arte Celeste #1, em Arte e Informação, e #2, em Crítica Infraestrutural; seguimos para uma fase de estudo e produção sobre rios urbanos em #3 – Deriva e na nossa mais recente edição, #4 – Psicogeografia. Para além das edições, houve também muita vida crítica em nosso site, com matérias exclusivas e colaborações de qualidade, que acrescentam à riqueza de pensamento e contribuem com os movimentos constantes da celeste.

Deixamos aqui uma lista de Mais Lidas em nossa plataforma para celebrarmos o saldo crítico de 2024, mas também para lembrar que existe muita reflexão atualíssima para além dos trending topics, das mais recentes e dos assuntos da semana. Aqui estão textos de 2024 que merecem ser lidos e compartilhados em 2025:

YEMANJÁ HACKEADA
Crítica por João Victor Guimarães

A que e a quem servem os atuais mecanismos de captura de imagens em festas populares e religiosas?

Capa do álbum de compilação de Bikini Kill, The C.D. Version of the First Two Records [Foto: Reprodução]
LO-FI E FEMINISMO
Entrevista por Carime Elmor

Tobi Vail, baterista da Bikini Kill, fala sobre a histórica turnê e como elas estão usando esse momento de retomada para apoiar a luta pela Palestina Livre

Hekura pata anɨ pei yokɨ nohirëpɨpou – O grande pajé protegendo os novos caminhos dos espíritos do aprendiz de pajé (2022), de Sérgio Yanomami [Foto: Daniel Jabra]
YANOMAMI: A ARTE COMO LUTA
Ensaio por Ana Maria Machado e Daniel Jabra

60a Bienal de Veneza marca 50 anos de arte e luta yanomami com a presença de Claudia Andujar, Joseca Mokahesi e André Taniki

The Mapping Journey Project (2008-2011), de Bouchra Khalili [Foto: Paula Alzugaray/celeste]
UM CURADOR HISTORIADOR NA BIENAL DO CAPITALISMO 4.0
Crítica por Paula Alzugaray

Com vigoroso projeto de descolonização da história da arte, 60ª Bienal de Veneza tem agenda política colateral

Arte de Nina Lins sobre registros da projeção holográfica do músico Chico Science performando A Praieira no Carnaval 2024 do Recife, por meio de Inteligência Artificial [Foto: Divulgação]
CHICO SCIENCE, HOLOGRAMAS E POR QUE AINDA NÃO SUPERAMOS O MANGUEBIT
Ensaio por biarritzzz

O que estamos perdendo quando investimos energia, sonhos e dinheiro para reviver virtualmente um astro da música que não está mais aqui?

Still do filme Jogue o Seu Eu Fora (2003), de Bernadette Corporation [Foto: cortesia Casa de Cultura do Parque]
GENTILEZA GERA VIOLÊNCIA
Crítica por José Bento Ferreira

Novo filme de Yorgos Lanthimos não vê saída para a cafetinagem da vida; exposição dos coletivos Claire Fontaine e Bernardette Corporation aponta linhas de fuga

Fernanda Torres em A Casa dos Budas Ditosos [Foto: Luciana Prezia / Divulgação]
QUANDO O RACISMO SE REVELOU ATRAVESSANDO A CASA
Review por Renaud Tilly

Psicanalista propõe convite à reflexão e à ação a partir da peça baseada em livro de João Ubaldo Ribeiro

Itamar Assumpção abraçando Anelis Assumpção, 2000 [Foto: Marcela Haddad]
ITAMAR ASSUMPÇÃO: É MUITA COISA QUE ELE ENSINA
Entrevista por Paula Alzugaray

Cantora e compositora Anelis Assumpção, diretora do Museu Virtual Itamar Assumpção, fala sobre como o legado do artista toca diretamente as novas gerações

Vistas da exposição Refundação no Museu da Inconfidência [Fotos: Divulgação/ Galeria ReOcupa/ Aparelhamento]
ESCOLHA SUA VIOLÊNCIA
Ensaio por Yuri S.

Em ataques à exposição do Museu da Inconfidência, o conservadorismo revela uma concepção violenta de museu – e de país

_______________________
Siga nossas redes para nos acompanhar! 
Agora somos @revistaceleste