icon-plus
Mari Mutare
Postado em 14/10/2021 - 4:30
Mari Mutari: modos de usar
No projeto Amazônia: Uma Residência Editorial, artista basco-suíça Vanessa Lorenzo cria filtros de Instagram que integram natureza e tecnologia
Da redação

Durante o projeto Amazônia: Uma Residência Editorial, Denilson Baniwa, Guerreiro do Divino Amor e Vanessa Lorenzo participaram das discussões de pauta da seLecT, tiveram conversas com arqueólogos e desenvolveram pesquisas que lidam com os formatos e seções da revista para tornar suas investigações públicas. Ou seja, iniciaram novos processos, lidando com as estruturas da revista, em todo seu potencial de alcance e interação com o público.

Vanessa Lorenzo encontrou afinidades entre a pauta ecofeminista da edição digital #52 e suas práticas biohackers em design especulativo, que refletem sobre natureza e crise ambiental na busca por novas formas de convivência. Os filtros para Instagram da série Mari Mutari – personagem híbrido entre humano e planta, criado a partir da mitologia nórdica do Greenman — são um dos desdobramentos da residência, difundidos pelas redes sociais da revista. Os filtros estarão disponíveis no Instagram da seLecT a partir de sexta-feira 15/10 e mostram seres híbridos entre as selfies e plantas fictícias, criadas pela artista a partir de sua pesquisa sobre fungos alucinógenos amazônicos. Além dos filtros, Lorenzo publicou um texto na revista digital, contextualizando suas reflexões e apresentando suas referências para essa experiência.

Mari Mutare (Foto: Cortesia da artista)