icon-plus
Postado em 02/02/2012 - 5:27
Mike Kelley está morto
Juliana Monachesi

Lendário artista norte-americano morre aos 57 anos, na Califórnia. Tudo indica que a causa da morte foi suicídio

Mike-kelley

Legenda: Homenagem da revista Beautiful/Decay, sobre retrato icônico do artista

Trauma, perversão, abuso e recalque são as primeiras palavras que vêm à mente quando se pensa na obra de Mike Kelley. Em esculturas, instalações, desenhos e vídeos, o artista propôs uma longa reflexão sobre a síndrome da memória reprimida, segundo a qual o comportamento humano resulta de abusos reprimidos no passado. Para ele, esta “teoria psicológica pop contemporânea”, como ele a definiu, ajuda a compreender a cultura dos nossos dias. E Kelley se valia dela para questionar sistemas e valores normativos, atacando atitudes culturais referentes à família, religião, sexualidade, história da arte e educação.

Mike Kelley foi encontrado morto em sua casa em South Pasadena (Califórnia) na noite desta quarta-feira por um amigo do artista. Um sargento da polícia de South Pasadena relatou ao site Gallerist que oficiais foram à casa de Kelley em resposta a uma chamada para o 911 às 19h47 feita por um amigo do artista que tentou checar se ele estava bem, já que estava ausente desde domingo. Apesar de os registros policiais não mencionarem algum bilhete que confirme a hipótese de suicídio, os oficiais afirmaram que o amigo que telefonou relatou que Kelley estava em depressão desde setembro, após uma separação.

A crítica e curadora RoseLee Goldberg declarou ao mesmo site que Mike Kelley era dotado de uma “brilhante sabedoria e uma completa desconsideração por qualquer coisa vagamente institutional ou estabelecida”. Goldberg afirmou ainda que o artista “é verdadeiramente uma daquelas figuras que sempre se irritava com qualquer coisa que cheirasse a convenção. Nós trabalhamos com ele durante um ano [na Performa Biennial de 2009] e ele estava constantemente correndo riscos. Sua vida toda era correr riscos”.

Mike-kelley-getty

Tags  
obituário