icon-plus
Postado em 14/05/2013 - 7:43
No ar, noir
Nina Gazire

Individual de Ricardo van Steen, na Zipper Galeria, propõe novas poéticas para  imagens da cultura contemporânea por meio de aquarelas

5480_bx

Trabalho da série Noir, de Ricardo van Steen. Foto: Guilherme Gomes

A palavra francesa Noir, em português significa negro, e ao longo de décadas serviu para descrever um gênero cinematográfico de fotografia sombria, geralmente em preto e branco, e de trama misteriosa. Na mostra Noir, de Ricardo van Steen, em cartaz na Zipper galeria a partir do dia 18 de maio, a acepção da palavra dá lugar a um trocadilho poético por meio de uma série de dez aquarelas.

Nas obras, a palavra noir equivale a “no ar”. Paisagens em suspensão pintadas em preto e branco a partir de imagens fotográficas de nuvens, céus e do espaço retiradas da internet, onde a luz diáfana e volumes vaporosos dão a tônica conceitual para um trabalho que coloca em sincronia a técnica tradicional da aquarela em relação ao circuito vertiginoso de imagens digitais na rede. E é nesse sentido que as sensações de pairar, estar no ar ou diante de um horizonte infinito são afirmadas nesta primeira individual do artista na galeria paulistana. 

4028_bx

Passargada, da série Noir de Ricardo van Steen. Foto:Guilherme Gomes

“Há um ano digito quase todo dia em sites de busca termos como ‘sobre as nuvens’, ‘above the clouds’, ‘au dessous des nouages’, ‘sopra le nuvole’. A partir dos resultados, fui selecionando um apanhado de registros que trouxessem, cada uma individualmente, uma nova dimensão ao céu”, explica Ricardo, que ao se inspirar nas imagens fornecidas pelos filtros de buscas digitais, também se apropriou do formato fotográfico para pensar novas possibilidades de representação para as imagens. “O formato quadrado me encantou pela primeira vez quando adquiri uma câmera Polaroid SX70, mídia que sempre usei pela possibilidade de novos enquadramentos”, completa o artista que possui longa experiência atrás da direção de cinema.

Além da individual de Ricardo van Steen, a Zipper Galeria abre no espaço Zip’Up a exposição A Direção do Vento Predominante II, do uruguaio radicado no Brasil, Victor Lema Rique. A mostra apresenta uma série de seis desenhos em carvão sobre papel realizados entre 2012 e 2013, além de um trabalho em carvão e tinta acrílica sobre tela e um conto, chamado Alêm do Ángulo.

Noir- Ricardo van Steen, 
de 18 de maio a 15 de junho
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo
www.zippergaleria.com.br