Obra de artista cria sinfonia de imagem e som com ondas eletromagnéticas da cidade de Montreal
É possível fazer arte com a poluição urbana? Para o artista franco-canadense Jean-Pierre Aubé sim. Para seu trabalho Electrosmog, ele criou um dispositivo que utiliza uma antena e um rádio capaz de traduzir em sinais visuais as ondas eletromagnéticas que existem em um ambiente, no caso as milhões de frequências eletromagnéticas presentes em uma cidade.
O resultado é um mapeamento visual que revela a paisagem eletromagnética do ambiente urbano e consequentemente o excesso de emissões eletromagnéticas que os cidadãos são submetidos diariamente. A partir das ondas captadas, Aubé transforma os sinais não apenas em imagens correspondentes mas também em um mosaico sonoro.
Imagem produzida por Jean-Pierre Aubé a partir das ondas eletromagnéticas de Mumbai, Índia.
O trabalho que já foi feito em lugares diferentes, mas o exemplo mais recente é a obra feita a partir das ondas da cidade de Montreal. O artista tirou uma espécie de “instantâneo” das leituras feitas a cada dez segundos das emissões da cidade e posteriormente sincronizou o registro com fotos de Montreal alteradas digitalmente de acordo com as medidas das frequências eletromagnéticas capturadas.