As residências artísticas da Red Bull já não são novidade. Desde 2009, o programa House of Arts selecionava artistas para ocuparem os prédios do Hotel Central e Sampaio Moreira, ambos no centro de São Paulo, e ali produzirem seus trabalhos. O programa funcionava anualmente, até 2011. Em 2013 ganhou nova cara, com sede permanente e reforma assinada pelo escritório de arquitetura Triptyque, no edifício histórico da Praça da Bandeira, que já foi escritório da companhia de energia Light.

A partir de sábado, 2/7, a Red Bull Station abre suas portas ao público com a exposição dos jovens residentes que fazem parte da 12º edição do projeto. A curadoria é de Fernando Velázquez, curador independente e diretor artístico do espaço. Os seis artistas participantes foram selecionados a partir de edital. São eles: Carolina Cordeiro (MG), Giuliano Obici (PR), Janaína Miranda (DF), Raphael Escobar (SP) e os estrangeiros Anton Steenbock (Alemanha; vive no RJ) e Luca Forcucci (Suíça). Os trabalhos apresentados foram produzidos durante a residência, que se iniciou em maio deste ano, e estarão expostos entre os ateliês de cada artista e nas duas salas de exposição do prédio.
O programa procura abordar de forma ampla a ideia de artes visuais, com objetivo de estimular trocas entre trabalhos, além do impacto com a cidade e a possibilidade de diálogo com a arquitetura do edifício. Como diz Velázquez: “o encontro de artistas de diferentes trajetórias causa uma discussão interessante e levanta a discussão sobre o que é arte”.

Serviço
12º Residência Artística do Red Bull Station
Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo
De 2/7 a 30/7
De terça a sexta-feira, das 11h às 20h; sábados, das 11h às 19h
Tel.: (11) 3107 5056