SÃO PAULO
2ª Bienal de Artes Ouvidor 63
De 7/9 a 7/10, Rua do Ouvidor, 63 | facebook.com/ouvidor63
Prédio abandonado do centro de São Paulo abriga há quatro anos um centro cultural com mais de 100 residentes. O grupo organiza este ano a segunda edição da Bienal de Artes Ouvidor 63, desenvolvida com processos coletivos desde fevereiro de 2018. O evento tem como tema Compartilhar – Outros Mundos Possíveis. Ao longo do período expositivo, os 13 andares do edifício abrem suas portas. Como parte da programação, o grupo também organiza laboratórios práticos e teóricos, desde abril, com temas que vão da tatuagem à história da arte.
SÃO PAULO
Retrotopias
De 5/9 a 9/10, Edifício Madalena Laura e Teatro Next, Rua Rego Freitas, 454 | facebook.com/Retrotopias
Idealizado por Renata Junqueira e Antonio Rocco, o projeto Retrotopias apresenta uma série de exposições, intervenções e performances, com curadoria de Cesar Meneghetti, Luiz Martins e William Baglione. As ações acontecem em seis andares do Edifício Magdalena Laura, no Centro de São Paulo, incluindo o Teatro Next localizado no térreo. Os idealizadores definem o projeto como “uma jornada num lugar que não existe para narrar poeticamente identidade, heterogenia multifacetada e estratificada por meio de diversas lentes que evidenciam as contradições e a beleza dos aglomerados urbanos contemporâneos”. Entre os participantes estão Berna Reale, Monica Nador e Giancarlo Latorraca.
SÃO PAULO
TIUMMMMTICHAMM
Individual de José Spaniol, até 6/10, Dan Galeria, Rua Estados Unidos, 1638 | dangaleria.com.br
Em sua nova individual, José Spaniol exibe conjunto de 26 pinturas escultóricas em acrílico e uma instalação feita com granito negro e mármore, que ocupa o chão da Dan Galeria. Os trabalhos exibidos tem relação com o som do mar. Agnaldo Farias assina a curadora e o catálogo da mostra.
RIO DE JANEIRO
Multiverso
Festival de arte, de 8/9 a 27/10, Oi Futuro Flamengo, Rua Dois de Dezembro, 63 | multiverso.cc
O projeto Multiverso relaciona arte generativa (criações a partir de sistemas autônomos) e creative coding (programação computacional lúdica e artística). Com curadoria de Igor Abreu e produção de Gisele Andrade, o projeto discute o potencial transformador da tecnologia na arte. Acontece sobretudo no Centro Cultural Oi Futuro, mas também apresenta ações em espaços públicos do Rio de Janeiro, como a Central do Brasil e um circuito na Praça Mauá, e obras digitais no site multiverso.cc.
RIO DE JANEIRO
Os Olhos Cheios de Terra
Rodrigo Braga, de 12/9 a 13/10, Anita Schwartz Galeria de Arte, Rua José Roberto Macedo Soares, 30 | anitaschwartz.com.br
Anita Schwartz Galeria de Arte recebe individual de Rodrigo Braga com trabalhos inéditos. A exposição apresenta uma instalação como obra central, composta por desenhos, serigrafias, objetos, vídeos e fotografias. A exposição revela o interesse do artista pelo solo e subsolo de locais que percorreu, como pedreiras de rochas calcárias na França e o sertão do Cariri, no Ceará. Seu trabalho têm como referência cores de elementos minerais e apresenta a figura humana como foco. Rodrigo Braga pretende relacionar a energia dos minerais com a magnitude da vida que nasce da origem do mundo até conjecturas metafísicas que fogem da razão humana.
RIO DE JANEIRO
O Sertão de João Machado
De 8/9 a 2/12, Caixa Cultural Rio de Janeiro, Av. Almirante Barroso, 25 | caixacultural.gov.br
Com curadoria de Mônica Maia, exposição traz recorte do trabalho de João Machado, com 40 fotografias. As imagens mostram lembranças e histórias da infância de Machado em Xique-Xique, na Bahia, onde viveu até 19 anos, quando foi a São Paulo procurar trabalho.
RIO DE JANEIRO
Kilombo
Individual de Maria Daniel Balcazar, até 14/10, Centro Cultural Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241 | trf2.jus.br
A fotógrafa boliviano-americana Maria Daniel Balcazar exibe 32 imagens de série iniciada em 2015 no Rio de Janeiro. As fotografias partem de um olhar admirado e mostram aspectos da diáspora africana, recontada pelos descendentes de seus protagonistas. A exposição Kilombo tem curadoria de Vivian Faingold e será montada em Nova York após período expositivo no Brasil.
BRUMADINHO
4º Seminário Internacional de Educação do Inhotim
De 13/9 a 15/9, Inhotim, Rua B, 20 | inhotim.org.br
Quarta edição do Seminário do Inhotim reúne convidados de sete países para discutir Arte e Educação ao longo de três dias. Entre os convidados está a bióloga Brigitte Baptiste (Colômbia), que inaugura o evento com a palestra Biodiversidade Artificial?, e os brasileiros Yara Castanheira e Edgard Gouveia Jr., que falam sobre jogos colaborativos e imersões educativas. Para adquirir seu ingresso clique aqui. O Inhotim disponibiliza ônibus gratuito para os participantes do Seminário, mediante reserva pelo e-mail onibus.seminario@inhotim.org.br.