icon-plus
Sentimentos, Um Poema Feito com o Coração, de Paulo Bruscky (Foto: Cortesia do Artista/ Nara Roesler)
Postado em 09/06/2017 - 3:38
seLecTs
Dicas da semana (9/6) selecionadas pela redação
Ana Abril e Luana Fortes

SÃO PAULO
PROGRAMAÇÃO DUPLA
Roesler Hotel – Pureza é um Mito e Individual de Paulo Bruscky, de 10/6 até 29/7, Galeria Nara Roesler, Avenida Europa, 655 | nararoesler.com.br
A Nara Roesler mais uma vez tem programação dupla. Por um lado, a galeria apresenta uma nova edição do projeto curatorial Roesler Hotel. Trata-se da exposição Pureza é um Mito, com curadoria de Michael Asbury e trabalhos de 33 artistas, que busca observar a monocromia por perspectivas distintas. Por outro lado, o espaço abriga a nova individual de Paulo Bruscky, trazendo na abertura da exposição quatro de suas performances: Xeroperformance, Poema Amassado, Eletrocardiograma ou Poemas Feitos com o Coração e a inédita Festa. Todas elas serão, ainda, registradas e exibidas em vídeo na própria mostra.

Trabalho de Caio Fazolin (Foto: Divulgação)
Trabalho de Caio Fazolin (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
AUDIOVISUAL EXPANDIDO
Mostra AVXLab, 9, 10 e 11/6, CCSP, Rua Vergueiro, 1000 | avxlab.org
Entre os dias 9 e 11 de junho, o Centro Cultural de São Paulo recebe a primeira Mostra do AVXLab, dedicada a apresentar e discutir os rumos do audiovisual expandido. A iniciativa tem entrada gratuita, acontece das 10h às 22h e conta com trabalhos de Caio Fazolin, Leticia Ramos, Henrique Roscoe e outros artistas convidados. Além disso, o público também pode participar do seminário Camadas Informacionais, que apresenta programação diferenciada durante o evento. Cada dia, 80 vagas para inscrição são disponibilizadas através do site avxlab.org.

Aquarela de Ricardo van Steen, Coquetel, da série Noir (2015) (Foto: Reprodução)
Aquarela de Ricardo van Steen, Coquetel, da série Noir (2015) (Foto: Reprodução)

SÃO PAULO
LEILÃO EM PROL DO BOI
Leilão de parede do BOI, em 10/6, das 12h às 19h, Auroras, Av. São Valéria, 426 | auroras.art.br
Cerca de 70 artistas de várias gerações doaram suas obras em prol do artista José Carlos BOI Cezar Ferreira. Os trabalhos serão leiloados em evento que tem o intuito de criar um fundo de apoio, administrado pela família do BOI. Ana Elisa Egreja, Artur Lescher, Barrão, Jac Leirner, Leda Catunda, Ricardo van Steen, diretor de arte da seLecT, e Regina Silveira são alguns dos artistas que terão suas obras leiloadas. Os lances mínimos foram estabelecidos pelos próprios artistas.

Fotografia do ensaio da peça A Demência dos Touros (Foto: Thaís Barbosa)
Fotografia do ensaio da peça A Demência dos Touros (Foto: Thaís Barbosa)

SÃO PAULO
CIDADE DISTÓPICA
A Demência dos Touros, até 29/6, Teatro Pequeno Ato, Rua Doutor Teodoro Baima, 78 | galerialeme.com
Violência, preconceito e fetichismo do poder são temas abordados na peça A Demência dos Touros, da Cia. Teatro do Perverto. A trama acontece em uma cidade murada distópica cujos moradores tem que atravessar o muro para trabalhar. Todos os habitantes são homens e aqueles que assumem outro gênero são reprimidos. No processo criativo, a companhia contou com a orientação de Dodi Leal, artista-educadora que pesquisa a temática das poéticas sociais de transgeneridade em seu doutorado (IP-USP).

Segundo Sol, de Gokula Stoffel (Foto: Divulgação)
Segundo Sol, de Gokula Stoffel (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
JOVENS ARTISTAS
“1, 2, 3…”, até 29/7, Fortes D’Aloia & Gabriel, Rua Fradique Coutinho, 1500 (Galeria) e Rua Jamen Hollan, 71 (Galpão) | fdag.com.br
Os artistas Manoela Medeiros, Elvis Almeida e Gokula Stoffel ganham exposições na Fortes D’Aloia & Gabriel como parte de uma programação destinada a jovens artistas não representados pela galeria. Enquanto Medeiros ocupa o espaço da Galeria com a mostra Poeira Varrida, uma série de esculturas e escavações sobre a parede que articulam relações ambíguas entre construção e ruína, Almeida e Stoffel expõem no Galpão. Ponta Seca Torta / Faca Cega, de Elvis Almeida, apresenta quinze pinturas de dimensões variadas. A primeira individual de Gokula Stoffel, Madona Ansiosa, é uma série de pinturas bi e tridimensionais onde imagens de naturezas variadas se fundem em tramas não-lineares.

Esculturas de Osmar Dalio (Foto: Divulgação)
Esculturas de Osmar Dalio (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
TRABALHO E ESPAÇO
Planares, de Osmar Dalio, até 29/7, Galeria Leme, Av. Valdemar Ferreira, 130 | galerialeme.com
A primeira exposição individual de Osmar Dalio consiste em quatro grandes esculturas de aço corten, resultado de um longo período de pesquisa. Os trabalhos criam uma tensão com o espaço expositivo da Galeria Leme e um equilibrado diálogo entre si. Dalio iniciou o processo de pesquisa com materiais perecíveis, como peças de borracha e madeira e, a partir de 1988, começou a trabalhar com estruturas metálicas.

Trabalho de Erika Verzutti (2005) (Foto: Divulgação)
Trabalho de Erika Verzutti (2005) (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
ISSO É BELO?
A Bela e a Fera, até 5/8, Central Galeria, Rua Mourato Coelho, 751 | centralgaleria.com
Como artistas contemporâneos lidam com o conceito de beleza? A exposição A Bela e a Fera, com curadoria de Leda Catunda, busca refletir a respeito dessa questão a partir dos trabalhos de Bruno Dunley, Edgar de Souza, Erika Verzutti, Luiz Roque, Mano Penalva, Paulo Monteiro, Pedro França e Sofia Borges. Em uma sala da mostra estão as obras consideradas como belas por seus autores, enquanto em outro espaço estão aquelas julgadas como feias.