icon-plus
Terra (Parque Lage), 2015, de Maria Laet (Foto: Divulgação)
Postado em 27/09/2018 - 6:30
seLecTs – agenda da semana (27/9/18)
Maria Laet, Festival ZUM, Evandro Prado, Cildo Meireles, Open Studio FAAP, Fundação Vera Chaves Barcellos, Letizia Battaglia, Miguel Rio Branco
Da redação

SÃO PAULO
Poro
Individual de Maria Laet, até 20/10, Galeria Marília Razuk, Rua Jerônimo da Veiga, 131 | galeriamariliarazuk.com.br
O tempo e a imprevisibilidade são assuntos tratados por Maria Laet nas obras exibidas na individual Poro. Com curadoria de Bernardo José de Souza, a exposicão apresenta 11 trabalhos entre vídeos, fotografias, monotipias, objetos e uma instalação. “É naquilo que respira, dorme, hiberna – para depois projetar-se na matéria – que existe a obra de Maria Laet”, afirma o curador.

Retrato de soldado Peshmerga (1991), fotografia de Susan Meiselas

SÃO PAULO
Festival ZUM
28, 29 e 30/9, IMS Paulista, Av. Paulista, 2424 | ims.com.br
A revista de fotografia do Instituto Moreira Salles realiza entre 28 e 30 de setembro o Festival ZUM. O evento conta com lançamento da nova edição da publicação, além de oficinas, feira de fotolivros, debates e palestras. Entre os destaques da programação está uma mesa redonda sobre sexo, raça e gênero, com os artistas Jaime Lauriano, Maurício Dias e Virginia de Medeiros, seguida de conversa entre a fotógrafa Susan Meiselas e a jornalista Dorrit Harazim. Confira agenda completa aqui.

Pintura de Evandro Prado (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Muro: Alvorada e Confronto
Individual de Evandro Prado, de 28/9 a 15/10, Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 | facebook.com/memorialamericalatina
Evandro Prado exibe 10 pinturas e seis esculturas de estruturas arquitetônicas, com curadoria de Mariza Bertoli. Seus trabalhos tem como referência a imponente arquitetura de Brasília e propõem discussão sobre a crise política brasileira. A exposição faz parte do VII Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, que promove também debates, oficinas e apresentações ao redor do tema “O outro lado do muro”.

Habitantes (2017), de Natasha Barricelli (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
O Presente Do Passado É a Memória
Exposição coletiva, até 27/10, Dom Salomão Ferraz, 89
Sete artistas ocupam uma antiga fábrica de sapatos artesanais no bairro Morumbi, em São Paulo. A curadora Carollina Lauriano selecionou obras que se relacionam com o processo de transformação da fábrica, tratando de assuntos como o tempo e a memória. A abertura da exposição acontece em 29/9, das 11h às 17hs, com performance de Malka Borenstein às 15h30. O local fica aberto todos os sábados e durante a semana mediante agendamento.

Fotografia que integra políptico Varal 1, da série Varais, de Rafael Foz, uma das formadas do curso de Artes Visuais da FAAP (Foto: Cortesia da Artista)

SÃO PAULO
Entretempos, de 29/9 a 8/12
Open Studio FAAP, 29/9
MAB Centro, Praça do Patriarca, 78, Ed. Lutetia, andar 2 | faap.br
No sábado, 29/9, os artistas que participam da Residência Artística FAAP abrem as portas de seus ateliês ao público e mostram seus projetos. Mame-Diarra NIANG, Daniel Bozhkov, Tamar Guimarães e Lhola Amira, quatro dos artistas, estão atualmente exibindo obras na 33ª Bienal de São Paulo. No mesmo dia, acontece a abertura da exposição Entretempos, em que os formados do curso de Artes Visuais da FAAP apresentam trabalhos.

Para Frente Brasil (2013), de Romy Pocztaruk (Foto: Divulgação)

VIAMÃO
Apropriações, Variações e Neopalimpsestos
Até 15/12, Fundação Vera Chaves Barcellos, Av. Senador Salgado Filho, 8450 | fvcb.com.br
A coletiva exibe obras de mais de 30 artistas, brasileiros e estrangeiros, do acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão, Rio Grande do Sul. Também são exibidos trabalhos dos convidados Ismael Monticelli, Romy Pocztaruk, Virginia de Medeiros e do Coletivo Slavs and Tatars.

Desaparecimentos (1982), de Cildo Meireles (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO
Enigmas Instantâneos – Cildo Meireles
Até 12/10, Paulo Kuczynski Escritório de Arte, Al. Lorena, 1661 | artpk.com.br
Mostra traz seleção de cinco objetos de Cildo Meireles realizados entre 1970 e 1980. São eles Razão/Loucura (1976), Pastel de Pastéis (1976), Rodos (1978), Desaparecimentos (1982) e Valeu Impaired (1988). A exposição tem curadoria do marchand Paulo Kuczynski e, apesar de ser apresentada em uma galeria de arte, não tem obras à venda.

Crianças brincam com as armas que receberam de presente dos pais no 2 de novembro, dia dos mortos, Palermo, 1986 (Foto: Letizia Battaglia, Divulgação IMS)

RIO DE JANEIRO
Letizia Battaglia: Palermo
De 30/9 a 17/2/2019, IMS Rio, Rua Marquês de São Vicente, 476 | ims.com.br
Instituto Moreira Sales do Rio de Janeiro recebe 58 fotografias, exemplares de revistas e filmes da italiana Letizia Battaglia. A exposição é curada por Paolo Falcone, fundador e diretor artístico da Fundação Sambuca, e traz um panorama da produção da fotógrafa. No sábado, 30/9, às 18h, acontece conversa entre a artista, João Moreira Salles e Leandro Demori.

Sombras Canárias (2018), de Miguel Rio Branco

RIO DE JANEIRO
Através Do Olhar Dourado
Individual de Miguel Rio Branco, até 27/10, Silvia Cintra + Box4, Rua das Acácias, 104 | silviacintra.com.br
Miguel Rio Branco apresenta conjunto de fotografias sem a figura humana. A individual salienta o olhar do artista sobre paisagens, detalhes arquitetônicos, cavalos, uma roda gigante, restos e relíquias.