Seminário e oficinas inauguram trabalhos da Casa de Cultura Digital Santos, em parceria com o SESC
Legenda: Em roda de conversa no SESC-Santos, em julho, Rodrigo Savazoni e a Lia Rangel apresentam a Casa da Cultura Digital em Santos, convidando atores da cultura digital da região a fazer parte. (Foto:divulgação)
O impacto da revolução digital no jornalismo foi o tema escolhido para a primeira atividade oficial organizada pela Casa de Cultura Digital de Santos. Com a proposta de ser “um lugar de promoção da cultura da colaboração e do compartilhamento” além de “laboratório de vida”, a Casa de Cultura Digital Santos pretende servir como espaço de articulação dos realizadores, produtores e ativistas da cultura digital na região, e referencial de encontro de uma rede descentralizada, a exemplo da “matriz” paulistana.
Uma das provocações que motiva o encontro é a possibilidade de se afirmar, hoje, na mesma sentença, que “o jornalismo vai mal das pernas” e “nunca esteve tão próspero”.
“Afinal, em que resultará toda essa profusão de cidadãos conectados em rede? Que momento é esse que estamos vivendo agora? Quais são os desafios dos profissionais de comunicação? Como fazer para produzir informação com qualidade na era da cultura digital? Se todos podem produzir e circular informações, qual o papel do jornalista?”
Por meio de debates e oficinas com especialistas brasileiros de amplitude internacional, essas são algumas das questões que a Semana de Jornalismo Digital irá enfrentar.
De hoje até sexta-feira (24), a Semana de Jornalismo Digital ocorre no Auditório e salas de congresso do Sesc-Santos, com transmissão online das palestras do primeiro dia, que incluem abertura e falas de Giselle Beiguelman, Renato Rovai e Sérgio Amadeu da Silveira. (Assista aqui)
A curadoria e provocação dessas atividades será realizada por Rodrigo Savazoni e Lia Rangel, fundadores da Casa da Cultura Digital Santos. As inscrições para o evento custam entre R$ 5 e R$ 20.
Confira a programação completa:
Terça-feira (21 de agosto)
10h – Atividade de Abertura: Sesc e Casa da Cultura Digital
11h – A Informação na Era da Inteligência Distribuída, com Giselle Beiguelman, midiartista e professora
15h – Blogs de jornalismo e o impacto no debate público, com Renato Rovai, jornalista.
17h – A credibilidade do jornalismo e a força das redes interconectadas, com Sérgio Amadeu da Silveira, professor doutor da Universidade Federal do ABC
Oficinas, em duas turmas por dia:
Quarta-feira (22 de agosto) – às 10h e às 19h
Narrativas Multimídia, com Andre Deak, pós-jornalista
Quinta-feira (23 de agosto) – às 10h e às 19h
Jornalismo hacker e Visualização de Dados, com Daniela Silva e Pedro Markun, organizadores do Transparência Hacker, diretores da Esfera e integrantes da Casa da Cultura Digital.
Sexta-feira (24 de agosto) – às 10h e às 19h
Jornalismo e Redes sociais (duração: 3 horas), com Lívia Ascava, jornalista, integrante da Casa da Cultura Digital e articuladora da comunidade do Ônibus Hacker.