icon-plus
Postado em 15/03/2012 - 10:00
Sistema anônimo e falsificado
Nina Gazire

Sistema operacional atribuído ao Anonymous é falso segundo twitter oficial do grupo

Anonymous-os

Screenshot do sistema operacional Anymous OS

O notório grupo hacker Anonymous teria lançado, no último dia 14 de março, uma versão de seu próprio sistema operacional para desktops. Apelidado de Anonymous-OS, a plataforma de computador foi construída a partir do Ubuntu 11.10, sistema operacional baseado originalmente no Linux. Uma versão anterior do sistema operacional fora lançada ainda em janeiro deste ano, com uma série de aplicativos desenvolvidos pelo grupo de hackers. No dia seguinte, a autoria do sistema operacional foi anunciada no twitter
oficial do grupo foi negada.

Pela rede afora, há quem diga que a ferramenta foi criada pelo próprio governo norte-americano com intuito de identificar hackers do grupo, que recentemente liberou informações confidenciais sobre um agente da CIA envolvido na investigação do caso Megaupload. Porém, iniciativas similares a supostamente realizada pelo Anonymous vêm acontecendo desde os mais distantes primórdios da internet. Exemplo mais recente é o caso do grupo Kaos Theory, fundado pelo hacker Dr. Kaos, que criou um sistema operacional com nome parecido ao do sistema operacional do famoso grupo Anonymous. O Anonym.OS  foi lançado em 2006 e tinha como objetivo fornecer acesso seguro quando uma navegação indetectável era realizada, próprio para hackers transitarem pela web sem serem percebidos. 

É importante lembrar que também em fevereiro deste ano, o Anonymous lançou um site para denunciar a corrupção no Brasil chamado Corrupção Leaks. A página é colaborativa e pede o apoio dos internautas, porém se encontra fora do ar atualmente. Já o sistema operacional Anonymous-OS é gratuito e ainda está disponível para download. Em uma notícia recente no site da BBC, boatos estariam circulando de que na verdade o software seria um vírus. E aí? Vai arriscar?

*Crédito imagem do destaque: Vincent Diamante