icon-plus
Terra Brasilis: Invasão, Etnocídio e Procriação Cultural (2015), de Jaime Lauriano, é desenho feito com giz utilizado em rituais de Umbanda (Foto: Filipe Berndt)
Postado em 21/05/2020 - 2:14
#tbt Conversa Emanoel Araujo e Jaime Lauriano
No debate promovido em 2017, a assimilação de produções de matriz afro-brasileira no sistema da arte foi o tema de discussão
Da redação

No escopo da edição #36 da revista seLecT, lançada em setembro de 2017 e dedicada ao tema Português (sobre as relações culturais entre Brasil, Portugal e países africanos de língua portuguesa na contemporaneidade) os artistas Emanoel Araujo e Jaime Lauriano participaram de um debate no Itaú Cultural sobre a assimilação da produção artística de matriz afro-brasileira no sistema de arte no Brasil.

Com mediação de Paula Alzugaray, editora da seLecT, Araujo e Lauriano discorreram sobre os desafios de artistas afro-brasileiros em relação às instituições, galerias e curadores e sobre as construções da história da arte no Brasil, ainda racista e eurocêntrica. A abordagem antropológica de exposições dedicadas ao tema também foi problematizada pelos participantes, assim como as assimetrias e hierarquias reiteradas nesses projetos. Assista ou reassista o debate.