icon-plus
Anna Bella Geiger, Typus Terra Incógnita (2024)
Postado em 18/11/2024 - 2:44
Typus Terra Incógnita
Livro de artista de Anna Bella Geiger reinterpreta as cartografias poéticas de 50 anos de pesquisa artística

Nos últimos anos, Anna Bella Geiger tem seguido uma intensa agenda de exposições individuais no Brasil, Estados Unidos e Países Baixos. Atualmente, abre sua terceira exposição individual na Galeria Mendes Wood, em São Paulo: quase mapa, quase mancha permanece em cartaz até 1/2/25. A abertura coincide com o lançamento de seu livro de artista, Typus Terra Incógnita, que atesta a consistência da obra desenvolvida ao longo dos últimos cinquenta anos (desde 1974), marcada pela experimentação e pelo interesse contínuo nas questões cartográficas.

Publicado pela Familia Editions, Typus Terra Incógnita reinterpreta em formato de publicação obras anteriores de Geiger, bem como criações inéditas. Em design inspirado nos cadernos de artista que produziu nos anos 70, como Novo Atlas I e II, a publicação é uma passagem por cinquenta anos de história d’O Mundo mediada pela poética e pela perspectiva geopolítica da artista.

Retrato de Anna Bella Geiger [Foto: Diane Tamane]

Typus Terra Incógnita demonstra tanto a capacidade técnica quanto o rigor conceitual de Geiger, incorporando desenhos, esboços, equações e anotações inéditas que abordam questões de hegemonia, colonização e identidade — temas centrais de sua produção. Sua obra é constantemente permeada por sobreposições do presente, sustentando uma prática que desafia as convenções sobre os espaços de circulação e articulação.

Geiger evita a redução bidimensional das reproduções impressas ao construir um livro-objeto que explora fronteiras matéricas, situado entre pintura, objeto e gravura. A manufatura e o trabalho manual compõem distintas séries de assemblages e processos híbridos de produção.  Esta materialidade se evidencia na publicação pela utilização de variados papéis, capa serigrafada, e costura realizada à mão, refletindo a especificidade artesanal de sua produção.

Impresso na Espanha, o livro atravessa um processo de produção que reflete um diálogo entre geografias, sendo sua própria manufatura resultado dos encontros entre a editora Maria Lago e a artista. São 84 páginas impressas, em uma edição limitada de 500 exemplares numerados, dos quais 50 incluem duas opções de gravuras (25 de cada) impressas pelo mestre Agostinho Coradello, no Rio de Janeiro.

Typus Terra Incógnita convida o leitor a explorar “territórios incógnitos” da arte e da política, refletindo sobre questões que transcendem o tempo e as fronteiras, testemunhando a capacidade de Anna Bella Geiger de reinventar e provocar diálogos essenciais sobre as idiossincrasias específicas do território latino-americano, tensionando-as frente ao cenário cultural global.

Serviço

Lançamento Typus Terra Incógnita

25/11, 18h30
Salão Nobre do Parque Lage
R. Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro
Bate-papo com a artista, Fernanda Lopes e Maria Lago às 19h

Abertura quase mapa, quase mancha
Individual de Anna Bella Geiger

23/11 até 1/2/25
Mendes Wood DM
R. Barra Funda, 216, São Paulo