icon-plus
Postado em 30/04/2014 - 6:02
Vista de pássaro
Livro mostra a maior compilação de imagens aéreas do fotógrafo Cássio Vasconcellos
Guilherme Kujawski
Capa de Aéreas do Brasil (versão Rio de Janeiro) (Foto: Divulgação)

O fotógrafo Cássio Vasconcellos faz da vista aérea um estilo fotográfico, indo além das meras paisagens em “visão de pássaro” que estamos acostumados a ver em mapas e games. O que ele se propõe é inventar uma nova cartografia, ou, quem sabe, um novo vetor perpendicular para análises visuais. Esta é sem dúvida uma forma de arte pura, que, em alguns casos, resvala nas artes plásticas, como atesta o trabalho do fotógrafo russo Andre Ermolaev.

No próximo dia 17/5, o fotógrafo lança Aéreas do Brasil, o mais completo panorama de suas fotos aéreas realizadas desde 1996, com imagens que englobam todo o Brasil, de norte a sul. Pode-se dizer que Cássio é autor do maior acervo de imagens aéreas do país, somando mais de 700 horas de voos como fotógrafo e mais algumas outras como piloto de helicóptero.

Cenas de cidades e do Brasil profundo entrelaçam-se do espaço, algumas despertando familiaridade, outras estranhamento. Na introdução, o escritor e jornalista Xavier Bartaburu reflete: Visto do alto, o mundo revela geometrias imprevistas. Assim, laranjais no interior paulista podem ser tão inesperadamente abstratos como um conjunto de salinas no litoral potiguar. Da mesma forma como São Paulo, sob a névoa do amanhecer, pode transfigurar-se numa estranha cordilheira de concreto.

Nota: Cássio Vasconcellos já foi capa da seLecT. Leia a matéria A vida em aerocidades, de Paula Alzugaray, na edição degustação da edição #7.

Serviço:

Aéreas do Brasil, de Cássio Vasconcellos (BEĨ Editora, 236 páginas)
Lançamento: 17 de maio, 11h
Onde: Paço das Artes, Av. da Universidade 1, Cidade Universitária – USP, São Paulo

Tags  
cassio vasconcellos