{"id":52232,"date":"2021-07-28T13:00:13","date_gmt":"2021-07-28T16:00:13","guid":{"rendered":"https:\/\/www.select.art.br\/?p=52232"},"modified":"2022-12-09T00:10:16","modified_gmt":"2022-12-09T03:10:16","slug":"agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","title":{"rendered":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8)"},"content":{"rendered":"

\u201cDurante os quatros primeiros anos de funcionamento do Bahserikowi, percebemos que a maioria dos n\u00e3o ind\u00edgenas que chega at\u00e9 o local busca a imagem do paj\u00e9 teatralizado, comum em espet\u00e1culos art\u00edsticos e festivais folcl\u00f3ricos no Amazonas, mas, ao se depararem com os kumu\u00e3 <\/i>(paj\u00e9s) que fisicamente n\u00e3o est\u00e3o adornados e tampouco com performances estereotipadas, os n\u00e3o ind\u00edgenas sentem-se desacreditados. Por outro lado, sobre a cena teatral do Amazonas, \u00e9 comum encontrar em espet\u00e1culos de diversas linguagens o ind\u00edgena sendo interpretado de forma folclorizada pelo n\u00e3o ind\u00edgena em cena. Por isso, ficou evidente que a teatraliza\u00e7\u00e3o do ind\u00edgena \u00e9 uma ferramenta de constru\u00e7\u00e3o imag\u00e9tica do arqu\u00e9tipo sobre o que \u00e9 o ind\u00edgena e quando essa constru\u00e7\u00e3o \u00e9 feita de forma estereotipada, o ind\u00edgena tem a sua realidade de luta cosmol\u00f3gica e pol\u00edtica enfraquecida\u201d
\nJo\u00e3o Paulo Barreto Yepamahs\u00e3 e Luiz Davi Vieira Gon\u00e7alves, em <\/em>Teatro e Povos Ind\u00edgenas: O Perigo da Folcloriza\u00e7\u00e3o<\/em><\/a><\/p>\n

EXPOSI\u00c7\u00d5ES
\n
A Medicina R\u00fastica: Pinturas de Aline Bispo<\/a>
\n<\/b>Voc\u00ea conhece as obras de arte de Aline Bispo da capa de Torto Arado, livro de Itamar Vieira, e das colunas de Djamila Ribeiro, no jornal Folha de S.Paulo. Que tal ver suas pinturas ao vivo? \u201cA Medicina R\u00fastica convida-nos a participar de uma experi\u00eancia afro-diasp\u00f3rica contempor\u00e2nea (e ancestral) investigada e vertida em imagens pelo filtro po\u00e9tico da artista. A conjuntura que d\u00e1 ensejo \u00e0 primeira exposi\u00e7\u00e3o de Aline Bispo est\u00e1 revestida de import\u00e2ncia que transcende e ao mesmo tempo confirma as qualidades dessa mostra. De fato a artista tamb\u00e9m \u00e9 uma protagonista desse momento extraordin\u00e1rio na hist\u00f3ria recente da arte contempor\u00e2nea brasileira, j\u00e1 que nunca como agora a sensibilidade afrodiasp\u00f3rica recebeu a aten\u00e7\u00e3o que mais do que merecidamente tem despertado\u201d, escreve o curador da exposi\u00e7\u00e3o, Claudinei Roberto Silva. Em cartaz na Luis Maluf Galeria de Arte, em S\u00e3o Paulo.<\/b><\/p>\n

\"\"
Obras de Alexandre Ign\u00e1cio Alves instaladas no Vale do Anhangaba\u00fa (Foto: Cris Ameln\/ Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

Olhares na Linha de Frente, de Alexandre Ign\u00e1cio Alves<\/a>
\n<\/b>A mostra, que abriu domingo no Vale do Anhangaba\u00fa, em S\u00e3o Paulo, \u00e9 pensada como uma ode aos profissionais que est\u00e3o lutando contra o coronav\u00edrus. Uma s\u00e9rie de retratos, realizados em aguada de acr\u00edlica sobre compensado naval de grandes dimens\u00f5es, foca em 8 pessoas de duas institui\u00e7\u00f5es paulistanas, o Hospital Em\u00edlio Ribas e o Instituto Butantan. S\u00e3o 4 personagens de cada espa\u00e7o, sendo que as do Em\u00edlio Ribas abrangem profissionais de diversos setores, e as do Instituto Butantan retratam pessoas que trabalharam especificamente no processo de pesquisa, desenvolvimento, produ\u00e7\u00e3o, envase e qualidade da vacina do Butantan contra a Covid-19. A enfermeira da UTI do Hospital Em\u00edlio Ribas, M\u00f4nica Calazans – a primeira pessoa vacinada no Brasil em 17 de janeiro de 2021, tamb\u00e9m foi retratada. Em cartaz at\u00e9 18\/10<\/b><\/p>\n

\"\"
Vista da exposi\u00e7\u00e3o (Foto: Ricardo Perini\/ Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

Schwanke, uma Po\u00e9tica Labir\u00edntica<\/a>
\n<\/b>\u00daltimos dias para visitar a retrospectiva do artista catarinense no Museu Oscar Niemeyer. \u201cA obra de Schwanke (1951-1992) \u00e9 um campo de inquieta\u00e7\u00e3o e desassossego e se constitui em um verdadeiro labirinto. Entrar em sua obra \u00e9 um convite a percorrer caminhos que oferecem diversas linguagens e, quando acreditamos encontrar a sa\u00edda, n\u00e3o passa de novas sendas para outras rotas, outras paragens e novos sentidos\u201d, Maria Jos\u00e9 Justino, curadora da mostra. Entre as d\u00e9cadas de 1970 e 1980, Schwanke produziu vigorosamente, deixando um legado composto por cerca de 5 mil pe\u00e7as entre desenhos, pinturas, instala\u00e7\u00f5es, esculturas e projetos que resultaram em in\u00fameras exposi\u00e7\u00f5es. No recorte curatorial de Justino est\u00e3o trabalhos nunca expostos em Curitiba, onde o artista viveu e estudou entre 1970 e 1985. Por sua originalidade, por um pensamento sofisticado, pelo uso de materiais ordin\u00e1rios do cotidiano (baldes, bacias, mangueiras, grampos de roupa, etc.), energia el\u00e9trica (na obstinada pesquisa do claro-escuro, criou sete obras; Cubo de Luz – Antinomia integrou a 21\u00aa Bienal Internacional de S\u00e3o Paulo, em 1991), ele \u00e9 apontado com um dos mais importantes de Santa Catarina. Muitos o conhecem pelos chamados Linguarudos, pinturas que o consagraram nos anos 1980, tamb\u00e9m presentes na mostra do MON. At\u00e9 domingo, 1\/8.<\/b><\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Encontros Amer\u00edndios<\/a>
\n<\/b>Abre neste s\u00e1bado, 31\/7, \u00e0s 10h30, com a coordena\u00e7\u00e3o de Sylvia Caiuby Novaes e curadoria de Aristoteles Barcelos Neto, a exposi\u00e7\u00e3o em torno das possibilidades de di\u00e1logo a partir do encontro entre as artes dos povos ind\u00edgenas Haida e Tahltan (Canad\u00e1), Guna (Panam\u00e1), Shipibo Konibo (Peru) e Huni Kuin (Brasil). Por meio de reflex\u00f5es e a\u00e7\u00f5es educativas, a mostra prop\u00f5e estimular e ampliar o conhecimento sobre os povos origin\u00e1rios e suas artes, apresentando diferentes comunidades, filosofias e cosmovis\u00f5es existentes, trazendo converg\u00eancias e desafios que tornam os mundos amer\u00edndios reconhec\u00edveis e comunic\u00e1veis entre si. A curadoria da exposi\u00e7\u00e3o foi pensada a partir das biografias e produ\u00e7\u00f5es dos artistas ind\u00edgenas, tendo como princ\u00edpio o protagonismo de seus autores. A exposi\u00e7\u00e3o conta com pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhe em madeira de diversas figuras do cen\u00e1rio art\u00edstico indig\u00eana, como o Coletivo MAHKU Huni Kuin, da Terra Ind\u00edgena Alto Rio Jord\u00e3o, no Acre (Brasil); Shipibo-Konibo Olinda Silvano, Wilma Maynas, Silvia Ripoca, Ronin Koshi Arias Silvano e Dora Inuma Ram\u00edrez do Alto Ucayali e da Comunidade de Cantagallo em Lima no Peru, entre outros. No Sesc Vila Mariana, at\u00e9 13\/2\/2022, com agendamento pr\u00e9vio pelo link
www.sescsp.org.br\/exposicoes<\/a>.<\/p>\n

\"\"
Minha Ef\u00eamera (1980), de Manuel Messias dos Santos, xilogravura exposta na coletiva Cosmografias (Foto: Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

INSCREVA-SE
\n
Edital para Jovens Artistas do RIDE-DF e Cosmografias<\/a>
\n<\/b>Com o objetivo de incentivar a pr\u00e1tica art\u00edstica entre jovens talentos fora do eixo Asa-Sul – Asa-Norte, a Galeria Index, em parceria com o Instituto Sabin, lan\u00e7a o edital para jovens artistas do RIDE-DF (Regi\u00e3o Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal). Al\u00e9m de mentoria art\u00edstica e profissional, os artistas selecionados participar\u00e3o de exposi\u00e7\u00e3o coletiva na Galeria Risofloras (Ceil\u00e2ndia). Dando continuidade \u00e0 sua participa\u00e7\u00e3o no cen\u00e1rio cultural de Bras\u00edlia, a galeria exibe a coletiva Cosmografias, com curadoria de Clarissa Diniz. A exposi\u00e7\u00e3o, em cartaz at\u00e9 7\/8, toma de empr\u00e9stimo o t\u00edtulo de uma s\u00e9rie de monotipias de Cec\u00edlia Lima que foram gravadas no asfalto de Bras\u00edlia. \u201cAinda que se assemelhe \u00e0s imagens gal\u00e1cticas que conhecemos, o trabalho n\u00e3o \u00e9 somente uma evoca\u00e7\u00e3o visual do universo, mas uma a\u00e7\u00e3o de impregna\u00e7\u00e3o nos movimentos c\u00f3smicos que prosaicamente nos constituem\u201d, afirma a curadora. Entre os artistas est\u00e3o tamb\u00e9m Antonio Banderas, Lucio Fontana, Montez Magno, Capra Maia, e Ludmilla Alves. O edital tem inscri\u00e7\u00f5es abertas at\u00e9 s\u00e1bado, 31\/7, pelo endere\u00e7o
https:\/\/edital.galeriaindex.com\/<\/a> <\/b><\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Oficina de Grafismo e Simbolismo Ind\u00edgenas com Denilson Baniwa<\/a>
\n<\/b>As popula\u00e7\u00f5es ind\u00edgenas mantiveram por s\u00e9culos suas tradi\u00e7\u00f5es de pinturas corporais e decorativas usando pigmentos encontrados na natureza. Os desenhos gr\u00e1ficos e as narrativas a partir deles contribuem para que a cultura se mantenha viva ao longo dos tempos. Entender os simbolismos e o momento da cria\u00e7\u00e3o dos grafismos \u00e9 importante para que possamos compreender uma parcela da cultura ind\u00edgena. O N\u00facleo de Educa\u00e7\u00e3o do Museu Afro Brasil convida o artista Denilson Baniwa para uma oficina sobre grafismos e simbolismos ind\u00edgenas para discutir a diversidade de padr\u00f5es gr\u00e1ficos, seus significados, os povos ind\u00edgenas e seus grafismos, convidando os participantes da oficina \u00e0 constru\u00e7\u00e3o de um grafismo. Dia 3\/8, \u00e0s 18h, via Zoom. Inscri\u00e7\u00f5es pelo formul\u00e1rio neste link.<\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

ON-LINE
\n
Capitalismo de Vigil\u00e2ncia e\/ou Cidadania Planet\u00e1ria<\/a>
\n<\/b>O terceiro encontro do ciclo proposto por Lucia Santaella como titular da C\u00e1tedra Oscar Sala visa fomentar, orientar e patrocinar o interc\u00e2mbio multidisciplinar entre os saberes de \u00e1reas diversas para fortalecer e cultivar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplica\u00e7\u00f5es e suas ferramentas. Iniciativa do Instituto de Estudos Avan\u00e7ados da USP em parceria com o Comit\u00ea Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o N\u00facleo de Informa\u00e7\u00e3o e Coordena\u00e7\u00e3o do Ponto BR (NIC.br), o encontro discute como a vigil\u00e2ncia poderia ser t\u00e3o nefasta at\u00e9 o ponto de impedir o exerc\u00edcio da cidadania, inclusive da condi\u00e7\u00e3o expansiva atual de uma cidadania planet\u00e1ria? Participam deste debate Lucia Santaella, Eug\u00eanio Bucci, Andr\u00e9 Lemos e Massimo di Felice. Dia 30\/7, 15h \u00e0s 17h. Transmiss\u00e3o p\u00fablica e gratuita do evento em
www.iea.usp.br\/aovivo<\/a><\/b><\/p>\n

\"\"
Capa da edi\u00e7\u00e3o #38 (Foto: Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

Live de Lan\u00e7amento da Serrote #38<\/a>
\n<\/b>A revista de ensaios do Instituto Moreira Salles realiza hoje, \u00e0s 18h, debate sobre os impactos do tr\u00e1fico negreiro na forma\u00e7\u00e3o da sociedade brasileira, com a presen\u00e7a de Yna\u00ea Lopes dos Santos e do artista Arjan Martins, ambos participantes desta edi\u00e7\u00e3o da revista. A nova serrote re\u00fane ensaios da artista e escritora cubana Coco Fusco, sobre a descoloniza\u00e7\u00e3o dos museus, da historiadora Yna\u00ea Lopes dos Santos, a respeito das heran\u00e7as do tr\u00e1fico negreiro, e do jornalista Bruno Paes Manso, sobre as influ\u00eancias do milicianismo na pol\u00edtica brasileira. O evento de lan\u00e7amento ser\u00e1 gratuito e transmitido pelo canal do YouTube do IMS e pelo
Facebook da revista<\/a>.<\/b><\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Festival Seres-Rios<\/a>
\n<\/b>Com mais de 80 convidados, o Festival Fluvial Seres-Rios, lan\u00e7ado pelo BDMG Cultural, promove encontro entre Ailton Krenak e Marisol de la Cadena, grandes pesquisadores dos povos origin\u00e1rios da Am\u00e9rica Latina e do meio ambiente, que discutem os rios sob a \u00f3tica do antropoceno. O debate acontece durante a abertura do evento, segunda-feira, dia 2\/8, \u00e0s 19h, com media\u00e7\u00e3o de Ana Gomes. O festival, todo em formato online, dedicado a ouvir e falar com os rios, ocorre de 2 a 10\/8, e re\u00fane m\u00fasica, artes visuais, cinema, palestras e atividades educativas, acess\u00edvel por meio da plataforma.<\/b><\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Curta em Franc\u00eas<\/a>
\n<\/b>As mostras de curtas-metragens franceses do CineSesc t\u00eam ganhado cada vez mais p\u00fablico! Novas produ\u00e7\u00f5es acabam de chegar \u00e0 plataforma gratuita do Sesc Digital: s\u00e3o 13 curtas selecionados, que t\u00eam como pano de fundo os espa\u00e7os urbanos e a arquitetura. Nomes como Jacques Tati e Maurice Pialat estar\u00e3o presentes na programa\u00e7\u00e3o desta mostra, organizada pela Alian\u00e7a Francesa Brasil em parceria com o Sesc S\u00e3o Paulo e apoio da Embaixada da Fran\u00e7a no Brasil, da Wallonie-Bruxelles International, do Institut Fran\u00e7ais Paris e da Agence Fran\u00e7aise du Court-m\u00e9trage. At\u00e9 21\/8.<\/p>\n

\"\"
Entre Dois (Foto: Luciana Ponso\/ Divulga\u00e7\u00e3o)<\/figcaption><\/figure>\n

DAN\u00c7A
\n
Entre Dois<\/a>
\n<\/b>Em parceria entre o festival 19\u00ba Dan\u00e7a em Tr\u00e2nsito e o Museu de Arte do Rio, a \u201cinterven\u00e7\u00e3o dan\u00e7ada\u201d criada especialmente para a exposi\u00e7\u00e3o Imagens Que N\u00e3o Se Conformam, em cartaz no MAR, acontece neste s\u00e1bado, 31\/7. O t\u00edtulo da obra, Entre Dois, alude \u00e0s rela\u00e7\u00f5es estabelecidas entre a dan\u00e7a e o espa\u00e7o; entre as obras e os artistas; entre a hist\u00f3ria e os movimentos. A apresenta\u00e7\u00e3o de 20 minutos re\u00fane a core\u00f3grafa Fl\u00e1via T\u00e1pias e os performers convidados Renata Barcellos e Jorge Ferreira, com figurinos assinados por Luiza Marcier e Ol\u00edvia Lodi. A interven\u00e7\u00e3o ser\u00e1 registrada pela artista Luciana Ponso para apresenta\u00e7\u00e3o, em formato videodan\u00e7a, na 19\u00aa edi\u00e7\u00e3o do Dan\u00e7a em Tr\u00e2nsito, em novembro. Entre Dois ser\u00e1 apresentada em tr\u00eas hor\u00e1rios no s\u00e1bado, 13h, 15h e 17h.<\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

F\u00c9RIAS
\n
Osesp e Giancarlo Guerrero<\/a>
\n<\/b>A Orquestra Sinf\u00f4nica do Estado de S\u00e3o Paulo encerra o m\u00eas de julho na companhia do maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero. Juntos, eles fazem um programa 100% latino-americano, com obras do porto-riquenho Roberto Sierra (Fandangos) e do venezuelano Antonio Est\u00e9vez (Mediod\u00eda en El Llano), al\u00e9m da Sinfonia Buenos Aires, obra da juventude de Astor Piazzolla. \u201cEste programa \u00e9 especial porque re\u00fane tr\u00eas compositores fabulosos da Am\u00e9rica Latina. Fandangos, de Roberto Sierra, \u00e9 uma pe\u00e7a salpicada de muitas cores orquestrais e envolventes ritmos de dan\u00e7a espanhola. Mas sobre essa energia rodopiante h\u00e1 uma reviravolta sinistra e surpreendente, que \u00e9 a cara do s\u00e9culo 21. Melod\u00eda en El Llano, trabalho de um compositor muito jovem (Antonio Est\u00e9vez tinha apenas 26 anos quando criou a composi\u00e7\u00e3o orquestral), \u00e9 um breve poema tonal que captura a quietude e o calor das plan\u00edcies venezuelanas exatamente ao meio-dia. Seu andamento \u00e9 lento e o humor, calmo. Mas, dentro desse sil\u00eancio, Est\u00e9vez escreve com grande imagina\u00e7\u00e3o para os instrumentos de sopro\u201d, afirma Giancarlo Guerrero. Os concertos acontecem de 29 a 31\/7 na Sala S\u00e3o Paulo e, no domingo, 1\/8, no Festival de Campos do Jord\u00e3o, desta vez com transmiss\u00e3o ao vivo no
YouTube do Festival<\/a>.<\/b><\/p>\n

\"\"
Divulga\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Era Uma Zine<\/a>
\n<\/b>N\u00fameros recentes do fanzine eletr\u00f4nico feito especialmente para o p\u00fablico infantil pela Biblioteca P\u00fablica do Paran\u00e1 est\u00e3o no ar. A
edi\u00e7\u00e3o 60<\/a> traz Vazio, hist\u00f3ria de Everton Leite, e uma proposta de atividade para fazer em casa inspirada no livro Tentativa de Esgotamento de um Local Parisiense, do escritor franc\u00eas Georges Perec. Na edi\u00e7\u00e3o 64<\/a>, Tempo e Mat\u00e9ria, de Luana Mello, a proposta da atividade pensa o corpo e o espa\u00e7o a partir do trabalho de Laura Vinci. Dengo, t\u00edtulo dado \u00e0 edi\u00e7\u00e3o 68<\/a>, assinada por Lais dos Santos Silva, prop\u00f5e atividades relacionadas \u00e0 mem\u00f3ria afetiva do leitor em di\u00e1logo com trabalhos da artista visual Aline Motta.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Aline Bispo, Alexandre Ign\u00e1cio Alves, Schwanke e Encontros Amer\u00edndios s\u00e3o alguns dos destaques da semana<\/p>\n","protected":false},"author":11,"featured_media":52235,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"_monsterinsights_skip_tracking":false,"_monsterinsights_sitenote_active":false,"_monsterinsights_sitenote_note":"","_monsterinsights_sitenote_category":0,"footnotes":""},"categories":[12928,12922],"tags":[603,745,783,3557,4141,10960],"autor":[],"acf":[],"yoast_head":"\nAgenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Aline Bispo, Alexandre Ign\u00e1cio Alves, Schwanke e Encontros Amer\u00edndios s\u00e3o alguns dos destaques da semana\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Revista seLecT_ceLesTe\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-07-28T16:00:13+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2022-12-09T03:10:16+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1280\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"891\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Nina Flins\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Nina Flins\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"12 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/\",\"url\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/\",\"name\":\"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg\",\"datePublished\":\"2021-07-28T16:00:13+00:00\",\"dateModified\":\"2022-12-09T03:10:16+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/146c9595550df4864459bf0990729fed\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg\",\"width\":1280,\"height\":891,\"caption\":\"Pinturas de Aline Bispo (Foto: Divulga\u00e7\u00e3o)\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/select.art.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8)\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/select.art.br\/\",\"name\":\"Revista seLecT_ceLesTe\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/select.art.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/146c9595550df4864459bf0990729fed\",\"name\":\"Nina Flins\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e3d8789aeb7b853c5b9ae9946dc79240?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e3d8789aeb7b853c5b9ae9946dc79240?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Nina Flins\"},\"url\":\"https:\/\/select.art.br\/author\/ninaflins\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe","og_description":"Aline Bispo, Alexandre Ign\u00e1cio Alves, Schwanke e Encontros Amer\u00edndios s\u00e3o alguns dos destaques da semana","og_url":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","og_site_name":"Revista seLecT_ceLesTe","article_published_time":"2021-07-28T16:00:13+00:00","article_modified_time":"2022-12-09T03:10:16+00:00","og_image":[{"width":1280,"height":891,"url":"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Nina Flins","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Nina Flins","Est. tempo de leitura":"12 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","url":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","name":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8) - Revista seLecT_ceLesTe","isPartOf":{"@id":"https:\/\/select.art.br\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg","datePublished":"2021-07-28T16:00:13+00:00","dateModified":"2022-12-09T03:10:16+00:00","author":{"@id":"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/146c9595550df4864459bf0990729fed"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#primaryimage","url":"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg","contentUrl":"https:\/\/select.art.br\/wp-content\/uploads\/2021\/07\/aline-bispo-obras.jpeg","width":1280,"height":891,"caption":"Pinturas de Aline Bispo (Foto: Divulga\u00e7\u00e3o)"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/select.art.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8)"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/select.art.br\/#website","url":"https:\/\/select.art.br\/","name":"Revista seLecT_ceLesTe","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/select.art.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/146c9595550df4864459bf0990729fed","name":"Nina Flins","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/select.art.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e3d8789aeb7b853c5b9ae9946dc79240?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/e3d8789aeb7b853c5b9ae9946dc79240?s=96&d=mm&r=g","caption":"Nina Flins"},"url":"https:\/\/select.art.br\/author\/ninaflins\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/52232"}],"collection":[{"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/11"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=52232"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/52232\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":62376,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/52232\/revisions\/62376"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/52235"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=52232"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=52232"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=52232"},{"taxonomy":"autor","embeddable":true,"href":"https:\/\/select.art.br\/wp-json\/wp\/v2\/autor?post=52232"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}