{"id":52232,"date":"2021-07-28T13:00:13","date_gmt":"2021-07-28T16:00:13","guid":{"rendered":"https:\/\/www.select.art.br\/?p=52232"},"modified":"2022-12-09T00:10:16","modified_gmt":"2022-12-09T03:10:16","slug":"agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/select.art.br\/agenda-do-fim-do-mundo-28-7-a-4-8\/","title":{"rendered":"Agenda do fim do mundo (28\/7 a 4\/8)"},"content":{"rendered":"
\u201cDurante os quatros primeiros anos de funcionamento do Bahserikowi, percebemos que a maioria dos n\u00e3o ind\u00edgenas que chega at\u00e9 o local busca a imagem do paj\u00e9 teatralizado, comum em espet\u00e1culos art\u00edsticos e festivais folcl\u00f3ricos no Amazonas, mas, ao se depararem com os kumu\u00e3 <\/i>(paj\u00e9s) que fisicamente n\u00e3o est\u00e3o adornados e tampouco com performances estereotipadas, os n\u00e3o ind\u00edgenas sentem-se desacreditados. Por outro lado, sobre a cena teatral do Amazonas, \u00e9 comum encontrar em espet\u00e1culos de diversas linguagens o ind\u00edgena sendo interpretado de forma folclorizada pelo n\u00e3o ind\u00edgena em cena. Por isso, ficou evidente que a teatraliza\u00e7\u00e3o do ind\u00edgena \u00e9 uma ferramenta de constru\u00e7\u00e3o imag\u00e9tica do arqu\u00e9tipo sobre o que \u00e9 o ind\u00edgena e quando essa constru\u00e7\u00e3o \u00e9 feita de forma estereotipada, o ind\u00edgena tem a sua realidade de luta cosmol\u00f3gica e pol\u00edtica enfraquecida\u201d
\nJo\u00e3o Paulo Barreto Yepamahs\u00e3 e Luiz Davi Vieira Gon\u00e7alves, em <\/em>Teatro e Povos Ind\u00edgenas: O Perigo da Folcloriza\u00e7\u00e3o<\/em><\/a><\/p>\n