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Postado em 10/08/2013 - 5:54
30 anos de imagens
Giselle Beiguelman

História do Festival Videobrasil confunde-se com a história do audiovisual no Brasil e no mundo

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Legenda: Videoinstalação do grupo Videoverso (Ney Marcondes, Paulo Priolli, Tadeu Jungle e Walter Silveira), no 1o Videobrasil (1983)

Um dos principais festivais de artemídia do mundo é brasileiro. Ele é o Videobrasil e dsipensa longas apresentações. Sua história se confunde com a história do audiovisual. Pioneiro, o festival, dirigido por Solange Farkas desde a primeira edição, foi sempre um cenário de projeção das linguagens emergentes na arte contemporânea. Sem medo de arriscar, colocou o vídeo no campo da discussão estética nos primórdios dos anos 1980. Nos 90, já incluia CD-ROMs e no início dos 2000, web arte. 

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Seguindo suas várias edições, percebe-se que toda mídia já foi nova um dia e que esse atributo “novas mídias” não tem qualquer importância. Formatos se sucedem, são ultrapassados, melhorados, aperfeiçoados ou descartados por razões mercadológicas diversas. O que fica desse tipo de produção artística, tão efêmera quanto as tecnologias que lhe deram vida um dia, são os vetores de transformação que as obras conseguem impor nas formas de conceber e problematizar a arte.

Isso fica claro a partir do site Videobrasil e sua página no Facebook que publicam desde o dia 8 de agosto (data em que nos idos de 1983 aconteceu a primeira edição), sua retrospectiva histórica, um dos eixos curatoriais do Festival que acontecem neste ano.

Acompanhe:

http://site.videobrasil.org.br/