icon-plus
Postado em 01/02/2013 - 6:25
Onda digital invade Salvador
Mariel Zasso

Até dia 5 de feveireiro, a Cultura Digital estará na pauta de pesquisadores do mundo todo reunidos no Digitalia

Até 5 de fevereiro, pesquisadores e artistas de todo o Brasil e do mundo estarão reunidos em um “Festival/Congresso/Observatório”. Com foco na música e transbordamentos para todas as áreas da Cultura Digital, o Digitalia articula diversas iniciativas que relacionam a produção cultural às novas tecnologias da informação e da comunicação.

E o festival já começa “bombando”: a mesa de abertura que reúne Gilberto Gil, Albino Rubim (SECULT/BA), Derrick de Kerckhove (McLuhan Program), Márcio Meirelles (TVV), Nelson Pretto (FACED/UFBA), Oona Castro (Wikimedia) e Vinicius Pereira (ABCIBER), o Dj norte-americano Spooky dá um show no Teatro Vila Velha, seguido do artista paulista Pulselooper, que apresenta um set de “chip music” no qual faz uso de velhos consoles de videogame e computadores obsoletos para fazer música.

Organizado pelo professor da UFBA e músico Messias Bandeira, o Digitalia engloba conferências, mesas, apresentações artísticas, oficinas e outras atrações, todas no âmbito da discussão e intercessão entre música e cultura digital. Durante o evento, serão apresentadas 116 propostas selecionadas pela curadoria do evento.

Dj-spooky1

Legenda: O DJ Spooky é a atração especial da abertura (Imagem: divulgação)

Entre os convidados desta edição estão também Fausto Fawcett, Emicida, Original Olinda Style, além de acadêmicos que são referência em pesquisas na área, como Ronaldo Lemos, Adriana Amaral e o já citado Nelson Pretto. Jon Pareles, crítico do New York Times, Xavier Serra (Univ. Pompeu Fabra/Barcelona), Javier Bustamante (Univ. Complutense de Madrid), Volker Grassmuck (Center for Digital Cultures/ALE) são só alguns dos pensadores que vem até o Brasil para enriquecer as discussões.

O Digitalia é organizado pela comunidade Audiosfera — uma rede social dedicada à relação entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa de mesmo nome, hospedado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia — e tem o patrocínio de: Fundo de Cultura da Bahia (por meio do edital “Projetos Estratégicos em Cultura”), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Governo da Bahia e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O evento acontece em vários locais: no Instituto Goethe (Icba), no Teatro Vila Velha, na Concha Acústica, no Portela Café e na Companhia da Pizza, e tem inscrições gratuitas que, pelo menos através do site, já estão encerradas.

Saiba mais:

Digitalia