icon-plus
Postado em 01/04/2013 - 3:59
Memória política nas mãos do povo
Mariel Zasso

Projeto Marcas da Memória digitaliza e publica um milhão de página de documentos do orgão de repressão DEOPS/SP na Internet

Ditadura

No dia do “aniversário” do Golpe Militar de 1964, uma página arrancada da história do país se torna pública na Internet. A Associação dos Amigos do Arquivo Público de São Paulo e o projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, tomaram a frente na abertura dos arquivos e prontuários de um dos mais importantes órgãos de repressão do país, o extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo, o DEOPS. A digitalização dos documentos foi realizada em parceria pelas duas instituições, com apoio da Fapesp. Foram digitalizados cerca de um milhão de páginas de documentação.

O site foi lançado com a presença do presidente da Comissão de Anistia e Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Sérgio Pinheiro, no Arquivo Público de São Paulo.

Além de dar conhecimento ao público, para fins históricos e de pesquisa, a abertura dos documentos também vai facilitar o trabalho de reparação da Comissão de Anistia, uma vez que permitirá aos perseguidos políticos comprovarem parte das perseguições sofridas.

O site também terá edições temáticas, que serão renovadas periodicamente. A primeira edição traz seis páginas: O Que É O Acervo DEOPS, sobre o caráter da documentação; Mapeando os arquivos da repressão, sobre o sistema arquivístico do órgão; Transferência e Abertura do Acervo, que mostra por onde passou essa documentação e a luta da sociedade civil para que fosse aberta à população; Arquivo e Reparação, que tem como assunto a reparação judicial das vítimas da ditadura; Trabalhos Educativos, que discorre principalmente sobre o projeto Conhecendo o DEOPS, atividade didática promovida em conjunto pelo Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo e pelo Memorial da Resistência; e Pesquisando o DEOPS/SP, que mostra a estruturação do Banco de Dados do PROIN (Projeto Integrado do Arquivo Público e da Universidade de São Paulo), referente ao Fundo, além de outros trabalhos realizados tendo como base a Série Dossiês do DEOPS.

A Comissão de Anistia lança anualmente o edital do projeto Marcas da Memória para selecionar projetos culturais, artísticos e científicos na temática “justiça de transição: reparação, memória e verdade”. O projeto da Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado de São Paulo foi contemplado em 2011, inaugurando essa importante parceria pela preservação da memória histórica brasileira.

Saiba mais:

Memória Política

Projeto Marcas da Memória