As obras que o artista paulistano Nino Cais exibe em individual na Fridman Gallery, Nova York, invertem alguns velhos hábitos. No chão de uma sala expositiva está a grande instalação The Last Raft, feita com partes de mobiliário, recipientes de vidro e imagens eróticas antigas. Para ver de perto, o público precisa agachar. A lógica tradicional de uma exposição seria colocar a obra de arte à disposição do olhar de seu espectador, mas é necessário curvar-se diante de The Last Raft, se quiser vê-la de verdade.
A exposição, chamada Don’t Turn Off The Light, também exibe assemblages e um filme. Na série Past, Nino Cais usa camisas abotoadas para acobertar fragmentos de imagens de homens pin-up, sem deixar de mostrar os corpos libidinosos. Se mulheres nuas ou sensualizadas é o que normalmente se vê, especialmente diante de lógicas heterossexuais, a história aqui é outra. E mesmo quando a matéria do trabalho é de fato o corpo nu feminino, como no filme que Cais exibe na individual, a sensualidade é coadjuvante.
Serviço
Don’t Turn Off The Light, Nino Cais
Fridman Gallery
287 Spring St – Nova York
Até 3/11/2018
fridmangallery.com