icon-plus
Postado em 28/03/2014 - 3:31
A outra e a própria
Luciana Pareja Norbiato

Artista paulistana exibe em solo natal mostra que estreou na Casa de Cultura Laura Alvim (RJ)

310940-970x600-1

Legenda: Cena do vídeo Em Si as Mesmas, em que Lenora de Barros tem a si própria como rival numa partida de Damas

Depois da estreia em outubro do ano passado no Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim, Lenora de Barros traz sua exposição Umas e Outras a território paulistano, o Copan. Essa itinerância inclui um dado novo: os dois vídeos que integram a mostra, Jogo de Damas e Em Si as Mesmas, foram produzidos no próprio Pivô na metade do ano passado. 

Compõem ainda a curadoria de Glória Ferreira a instalação sonora Duplicar Imagens e 65 exemplares das colunas que Lenora publicou durante os anos 1990 no extinto Jornal da Tarde, nas quais criava intervenções e poemas visuais.

O livro Jogo de Damas – Crítica de Arte, ainda inédito, que consiste na seleção de algumas dessas colunas com enfoque em nomes como Cindy Sherman, Lygia Clark e Yoko Ono, é o fio condutor dos trabalhos. Em Jogo de Damas, por exemplo, a publicação serve como roteiro para leituras feitas pela artista e exibidas em projeção tríptica.

O destaque fica por conta de Em Si as Mesmas, videoinstalação que utiliza duas projeções posicionadas em paredes opostas, frente a frente, dando a impressão de que a artista joga damas com ela própria numa partida que nunca tem fim.

Lenora de Barros – Umas e Outras, até 17/5, Pivô, Avenida Ipiranga, 200, loja 54, SP