icon-plus
Postado em 16/10/2013 - 7:35
Alteridades territoriais
Guilherme Kujawski

Em Curitiba, uma série de palestras gratuitas com grandes nomes da fotografia

Crib_1

Legenda: Still de Feito poeira ao vento, de Dirceu Maués 

A 3ª edição da Semana da Foto em Curitiba se reinventa e passa a se chamar CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia. Nesse ano, com curadoria de Tom Lisboa, o evento engloba palestras, oficinas e uma exposição coletiva com quinze artistas convidados. Sob o tema Território Estrangeiro, o evento desse ano discute a noção de fronteira, mapas urbanos e um leque de assuntos que servem de metáfora sobre a própria fotografia.

O ponto forte são as palestras gratuitas que acontecem no Museu Oscar Niemeyer. Na lista, há nomes como Lucia Santaella, Eder Chiodetto, Giselle Beiguelman (editora-chefe da seLecT), Fernando Schmitt e muitos outros. O artista Alex Flemming, parte da lista, discorre sobre a diluição de mapas, textos e serigrafia em corpos fotografados.

Na exposição, destaques para Feito poeira ao vento, de Dirceu Maués, filme feito com fotos de pinholes ao invés de fotogramas; e Vera Cruz, de Rosângela Rennó, vídeo que narra o descobrimento do Brasil praticamente por meio de legendas. Além de realizar uma boa sinopse de obras e falas, no texto curatorial Lisboa revela uma das fontes de inspiração para o CLIF: o livro Cidade Polifônica, em que o antropólogo italiano Massimo Canevacci narra o seu total estranhamento ao chegar no Brasil, em 1984.

Serviço:

Palestras – 19 a 23 de novembro

Horário: 19h15 (terça a quinta-feira) 16h e 18h30 (sábado)

Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer