icon-plus
Postado em 01/07/2014 - 5:57
Arte por correspondência
Guilherme Kujawski

Galeria Jaqueline Martins apresenta exposição de arte postal internacional histórica

Postal_body

Legenda: Obra de Moyra Davey, presente na exposição na Galeria Jaqueline Martins (foto: Divulgação)

Como funcionava a arte colaborativa a distância antes do advento da internet e, por tabela, das redes sociais? Ora, por meio do velho e bom sistema de envio e recebimento de cartas. Aqui no Brasil, a arte postal foi contemplada com um núcleo específico na 16ª Bienal Internacional de São Paulo, o que deu origem a um importante acervo, montado pelo curador Walter Zanini e depois doado ao Centro Cultural São Paulo. Trabalhos de artistas como Artur Barrio, Hudinilson Jr., Paulo Brusky e Regina Silveira, além de artistas estrangeiros, constituem tal coleção.

A arte postal não morreu. Assim considera acertadamente a Galeria Jaqueline Martins, que abre na próxima quinta-feira, dia 3 de Julho, a exposição Batalhão de Telegrafistas, com curadoria de Tobi Maier e Fernando Oliva. É uma mostra com conteúdo histórico, mas não apenas. Os curadores se preocuparam em apontar os procedimentos e sistemáticas abarcadas por uma forma de arte surgida ainda na década de 1950. Métodos, sim, alavancados pelas redes digitais, mas não estabelecidos por elas. A livre circulação, compartilhamento e distribuição de expressões artísticas constituem, portanto, os fundamentos conceituais da exposição.

Alguns dos artistas participantes: Alexandre Brandão, Almandrade, Andrzeij Dudek-Dürer, Charbel Boutros, Chris Marker, Edgard de Souza, Francesca Woodman, Ilene Segalove, John Kelsey, Karin Sander, Mario Ishikawa, Moyra Davey, Nana Mendes da Rocha & Serguei Dias, Roberto Winter, Walead Beshty, Ze Frank e Luis Neto Guardiã.

Serviço:

Abertura: 3 de Julho de 2014, às 18h

Período expositivo: de 4 de julho a 16 de agosto de 2014

Onde: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 74, tel. (11) 2628-1943. Seg. a sex., 12h/19h; sáb., 11h/17h