icon-plus
Postado em 12/04/2012 - 6:46
Ateliê à espera de artistas
Mariel Zasso

Chamada aberta para residência artística em Amsterdã – para artistas de todas as áreas, curadores e produtores culturais

Que tal experimentar um intercâmbio artístico com direito a casa e ateliê em Amsterdã? Desde 2010, a OAZO AIR – OpenAteliers Zuidoost Artist in Residence – apoia artistas interessados em vivenciar um intercâmbio na Holanda. A iniciativa faz parte da ‘Stichting Open Ateliers Zuidoost’, uma organização sem fins lucrativos em atividade desde 1993, que atualmente gerencia 60 estúdios colaborativos para artistas locais.

Frontkruitberg

Legenda: Com apoio do Fundo Amsterdã para as Artes, a OAZO subvenciona 60 ateliês de baixo custo na cidade. (Fotos: divulgação)

O convite é direcionado a artistas de todas as áreas, e também curadores e produtores culturais. Os selecionados passam a viver e trabalhar temporariamente em Amsterdam Zuidoost, um distrito da capital holandesa.

Com duração de um a três meses, o período da residência deve ser usado para a pesquisa e desenvolvimento de um projeto ou criação de um trabalho artístico que diga respeito a localidade onde o ateliê se insere, na parte norte da Holanda. Nas exigências, a necessidade de uma contrapartida: que os artistas selecionados trabalhem interações com a comunidade –  seja através de exibições, workshops ou debates.

A residência inclui hospedagem na casa-estúdio, completamente equipada, inclusive com bicicletas, internet, impressora, e um telefone pré-pago. Por outro lado, os residentes são responsáveis pelos gastos de viagem, alimentação, e eventuais custos do projeto, além de um depósito inicial de 200 euros devolvido ao final do período, caso a casa esteja “em ordem”.

As inscrições para residências em 2013 estão abertas até 1º de maio.

Saiba mais:

www.oazo-air