icon-plus
Postado em 22/11/2012 - 3:24
Baía tecnológica
Nina Gazire

Em sua quarta edição, bienal de novas mídias Zero1 Biennial celebra a inovação no Vale do Silício

Img_5603-600x600

Série Armadura Gambiológica, do coletivo mineiro Gambiologia, exposta em São Francisco

Em sua quarta edição, bienal de novas mídias Zero1 Biennial celebra a inovação no Vale do Silício Gisela Domschke é a única brasileira entre os cinco curadores de diferentes partes do mundo nesta edição da bienal de arte e tecnologia Zero1 Biennial. O evento, que acontece a partir de 12 de setembro, ocupa o (SFMoMA) San Francisco Museum of Modern Arts, o Berkeley Art Museum e várias outras instituições culturais da região da Baía de São Francisco e San José durante três meses.

Sob o tema Seeking the Silicon Valley (Em busca do Vale do Silício), o time de curadores – que é composto apenas de mulheres – selecionou mais de 150 artistas de 13 países, que mostram trabalhos em mídias digitais, alguns realizados em parceria com empresas do próprio Vale do Silício.

O tema da edição de 2012 foi inspirado na região que ficou conhecida como o maior polo industrial de tecnologia do mundo, que influencia não só os rumos da informática, mas também o mundo da arte. Ao todo serão 24 exposições, sendo a mostra principal denominada Zero1 Garage, que acontece na cidade de San José.

Entre os brasileiros participantes desta mostra está o artista Lucas Bambozzi, que apresenta o trabalho Mobile Crash V2 – em que um dispositivo esmaga e tritura celulares e equipamentos de comunicação em estado de obsolescência – e o coletivo Gambiólogos, que mostra a série Armadura Gambiológica . A obra é composta de acessórios vestíveis – capacetes, luvas, cintos – feitos de sucata e lixo eletrônico, que ganham novos usos e funções.

Zero1 Biennial: Seeking the Silicon Valley, de
12 de setembro a 8 de
dezembro de 2012, Bay
Area – São Francisco e
San José, Califórnia