icon-plus
Postado em 12/09/2013 - 1:30
Bioarte em Movimento
Guilherme Kujawski

Eduardo Kac vem ao Brasil para lançamento de livro e Bienal do Mercosul

1sk9_kactimecapsulesept2013

Legenda: Eduardo Kac, Time Capsule, 1997 (Acervo da Beep, Reus, Espanha)

O Movimento de Arte Pornô – que durou de 1980 a 1982 e que começou a ser redescoberto a partir de uma exposição no museu Reina Sofia, Madrid – marcou presença na ArtRio 2013. O artista brasileiro Eduardo Kac, radicado nos EUA e responsável pelo inusitado movimento, exibiu com a Galeria Laura Marsiaj sua série de fotoperformances, criada entre 1981 e 1982. Já a Document Art Gallery, de Buenos Aires, organizou uma exposição individual dedicada à sua série experimental Pornogramas, que deu origem a uma nova forma de expressão que mistura arte corporal, design, resistência política, performance, ativismo, fotografia e poesia. Mariel Zasso já comentou sobre essa série em outra ocasião.

Em São Paulo, lança
o livro
 Telepresença e Bioarte (Edusp, 2013), que reúne textos teóricos sobre telepresença e bioarte, termo de sua autoria incorporado em pesquisas fundamentais de artistas e pesquisadores do mundo todo.

Kac é um dínamo incansável, como mostra a sua agenda para o segundo semestre de 2013. Em Porto Alegre, participa da Bienal do Mercosul com a obra Aromapoetry; no México, exibe no festival Transitio_MX05 BIOMEDIATIONS obras da série Natural History of the Enigma (História Natural do Enigma); na Alemanha, exibe os poemas holográficos e digitais na exposição Script Films, promovida pelo ZKM; e, por fim, nos EUA, apresenta a obra Lagoglyph Animation na Sullivan Gallery, em Chicago.

Serviço:

Telepresença e Bio Arte: Humanos, Coelhos & Robôs em Rede
Edusp, 2013, R$ 70
Lançamento:
Livraria Martins Fontes
Av. Paulista, 509 São Paulo
12 de setembro, às 19 horas