icon-plus
Postado em 09/05/2013 - 6:47
Brasileiro vence 9ª edição do BESPhoto
Nina Gazire

Mineiro Pedro Motta é o segundo estrangeiro a receber premiação

Pedro

Legenda: Brasileiro, Pedro Motta discursa ao receber o prêmio BESphoto 2013

O prêmio BESPhoto foi lançado em 2004 a partir de uma parceria entre o Banco Espírito Santo e o Museu Coleção Berardo, com o objetivo de premiar criadores portugueses ou residentes em Portugal, que apresentassem trabalhos no âmbito fotográfico. Desde então a premiação se consagrou como uma das mais importantes no campo das artes internacionais.

Na edição 2013, a nona edição do evento, o vencedor foi o mineiro Pedro Motta, segundo estrangeiro a receber o galardão desde que a premiação começou a se internacionalizar, há cerca de três anos. Motta sucede o moçambicano Mauro Pinto, premiado em 2012, depois de o prêmio se tornar aberto a artistas estrangeiros de língua portuguesa em 2011.

O fotógrafo brasileiro é conhecido por seu trabalho em torno da reformulação de conceitos sobre a noção de paisagem. Motta foi escolhido por um júri composto de três membros – Geoff Dyer, escritor britânico, o professor, escritor, o crítico belga radicado em Nova Iorque, Luc Sante e a crítica de arte espanhola Rosa Olivares. O artista venceu com a série Natureza das Coisas, onde segundo o júri “versões da paisagem levantam perguntas, que obrigam o olhar a estabelecer um diálogo entre diferentes expressões artísticas, pela aproximação destas a uma linguagem fotográfica autônoma”.

 Testemunho-#2_2013_pedromotta

Legenda: Testemunho #2 (2013), foto da série Natureza das Coisas. (Reprodução)

Natureza das Coisas é fruto de uma pesquisa iniciada em 2012 que resultou em uma série de fotos/desenhos que fazem uma reflexão sobre paisagens criadas por meio de manipulações digitais. Atualmente, o trabalho está exposto no Museu Coleção Berardo ao lado dos trabalhos dos demais finalistas desta edição do prêmio, sendo eles o português Albano Silva Pereira, o moçambicano Felipe Branquinho, e a brasileira Sofia Borges. A exposição com os quatro finalistas fica em cartaz no museu português até 2 de Junho, viajando dia 18 para o Instituto Tomie Ohtake,  em São Paulo, onde ficará até 28 de Julho.

Serviço:

Exposição BES Photo 2013
Albano Silva Pereira
Filipe Branquinho
Pedro Motta
Sofia Borges

Até  02 de Junho 2013 no Museu Coleção Berardo – Lisboa

De 18 de junho a 28 de julho no Instituto Tomie Ohtake – São Paulo