Artista passa a ser representada em São Paulo pela galeria Vermelho, onde realiza exposição individual neste mês
Legenda: Instalação Escadas (2012), de Carmela Gross, no hall do Sesc Belenzinho (Foto: Divulgação)
Quem gosta de arte sabe bem: a mudança de contexto tem o potencial de transformar o significado de uma obra. As intervenções de Carmela Gross são exemplares nesse sentido. Quando a artista instalou a escultura luminosa Hotel na fachada do pavilhão da Bienal de São Paulo, em 2002, chamaram de crítica institucional. Mas quando o néon monumental foi exposto na retrospectiva de sua trajetória na Estação Pinacoteca, entenderam como ruína urbana, já que a paisagem de fundo era o centro velho de São Paulo. Contexto é tudo.
De casa nova, a artista realiza a primeira exposição individual na Galeria Vermelho, e, além de obras produzidas especialmente para a ocasião, Carmela leva também para a galeria a instalação Escadas, que foi apresentada no átrio do Sesc Belenzinho no começo do ano. A obra é composta de um conjunto de escadas de fabricação industrial, que é muito diversificado, devido ao material, à altura ou largura. Todas as escadas têm seu desenho original realçado por lâmpadas fluorescentes brancas, criando linhas de luz no espaço. Como é que elas vão ressignificar o espaço da sala central da Vermelho? Confira!
Carmela Gross
Até 3 de novembro
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, São Paulo
*Publicada originalmente na edição impressa #8.