icon-plus
Postado em 02/05/2014 - 1:02
De dentro para fora
da Redação

Projeto Latitude, em parceria com a seLecT, lança em Nova York uma publicação sobre arte brasileira voltada para o público internacional

Paltaforma

Legenda: PLATAFORMA, nova publicação da seLecT, está disponível na Apple Store e no Google Play

Segundo dados divulgados pela Pesquisa Setorial Latitude, coordenada por Ana Letícia Fialho, o Brasil expande e internacionaliza cada vez mais o seu mercado de arte. Nos últimos dois anos, o volume de negócios das galerias de arte contemporânea cresceu em media 44%, bem acima de outros setores da economia. Seu volume de exportações também cresceu cerca de 40% entre 2010 e 2011.

Embora nosso meio artístico já tenha se demonstrado maduro para exportar a sua produção, ainda não existe um veículo editorial de conteúdo crítico sobre a arte brasileira voltado para o público estrangeiro. Há algumas iniciativas internacionais, mas são publicações com a visão do observador externo, sem a devida propriedade, profundidade e conhecimento de causa. PLATAFORMA surge, portanto, como um veículo de exportação de reflexões críticas genuinamente brasileiras.

PLATAFORMA é editada em inglês e tem o compromisso de documentar, contextualizar e mapear a cenário da arte brasileira atual, apresentando seus diversos agentes e instâncias legitimadoras: artistas, instituições, galerias, colecionadores, críticos, curadores etc. Trata-se de um veículo de periodicidade anual, publicado pelo Projeto Latitude em parceria com a revista seLecT, com edição de Paula Alzugaray.

A primeira edição de PLATAFORMA poderá ser baixada gratuitamente a partir do dia 6 de Maio na Apple Store e no Google Play. Em seguida, a publicação será promovida junto aos mailings de feiras internacionais, como ARCO, Frieze New York, Basel, Art Rio, Frieze, Miami Basel, entre outras.

O lançamento da primeira edição acontece no dia 7 de Maio, quarta-feira, no Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.