icon-plus
Postado em 20/09/2012 - 1:56
De espectador a articulador
Mariel Zasso

Conheça o aplicativo que aprofunda a experiência do visitante da 30ª Bienal de São Paulo

Foto(4)

Legenda: O aplicativo para tablet permite a criação de suas próprias constelações, conceito chave da 30ª Buenal – A Iminência das Poéticas. (Imagem: reprodução)

Não precisa nem baixar: #30BienalSelected é um web aplicativo, basta acessar o site no navegador via tablet. É a primeira vez que uma Bienal de arte brasileira ganha um aplicativo do gênero. A seLecT – com patrocínio da Bloomberg – desenhou a ferramenta que funciona como um guia da Trigésima Bienal – A iminência das poéticas, mas não só. O aplicativo traduz visualmente o conceito que rege a exposição: é possível acessar as doze constelações propostas pela curadoria de Luiz Perez-Oramas e também criar suas próprias. De mero espectador, o visitante se torna participante ativo da mostra, compartilhando suas próprias constelações de obras e conceitos com demais usuários.

Foto(1)

Smartphones IOS e Android também ganham sua própria versão do aplicativo, que através de informações básicas sobre artistas, obras e programação da Trigésima Bienal também multiplica as leituras do que está presente no Pavilhão, instigando novos agenciamentos de percepções implícitas na proposta curatorial desta edição.

Com curadoria de Luis Pérez-Oramas, a Trigésima Bienal se afirma como uma bienal de relações, analogias e vinculações entre artistas. Ao chamar a atenção para as proximidades entre diversas poéticas, propõe-se a estrutura constelar que permite a criação desses mapas personalizados e compartilháveis.

“A Bienal das analogias é feita de proximidades. Mas o que faz essas proximidades são os distanciamentos”, afirma o curador Luis Pérez-Oramas. “E o aplicativo é um efeito viral da exposição”. Dessa forma, o aplicativo expande a experiência e as proposições da Trigésima Bienal para o âmbito global, permitindo um alto grau não apenas de visibilidade, mas também de usabilidade.

Foto(3)

E para quem não levar tablet ou smartphone, a Bloomberg também oferece 12 Plasmas TV para a experimentação dos aplicativos em postos digitais dentro do pavilhão da Bienal.

Acesse o app: http://selected.30bienal.org.br/